Notícias

Saúde / Prevenção na folia

27 de Janeiro de 2016 16h45

Saúde realizará ações orientativas durante o carnaval em Cuiabá

MARIA BARBANT

Michel Alvim

Arquivo

A Secretaria de Saúde de Cuiabá irá realizar uma série de ações durante o período carnavalesco, além da distribuição de preservativos, os técnicos do Programa DST-Aids irão orientar os foliões em relação aos cuidados que devem ser tomados, na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

A coordenadora do Programa DST-Aids, Maria Caroline Peres Gallo, explicou que a  expectativa é de sejam distribuídos durante as ações mais de 2 mil  kits contendo preservativos, masculinos e femininos, além de material informativo, com o objetivo de   reforçar junto a população, as ações de combate às doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a Aids.

“Durante o período carnavalesco iremos contribuir através de orientações  preventivas relacionadas às DST’s, com a distribuição de material educativo, preservativos e gel lubrificante. Além disso, nos Centros de Testagem e Aconselhamento estaremos intensificando a realização de testes rápido para HIV, sífilis, hepatite B e C e orientações sobre as demais doenças sexualmente transmissíveis”, destacou a Maria Caroline Peres Gallo.

Os CTA’s são unidades onde é possível não só realizar testagem rápida, mas também receber aconselhamento. Nesses locais são realizados diagnostico e prevenção das DST, por meio do trabalho de uma equipe multiprofissional. As orientações são individuais ou em grupos, também são distribuídos kits e informativos. Essas unidades estão localizadas nas Policlínicas do Coxipó, Planalto, Verdão e Pascoal Ramos e a Secretaria de Saúde ainda disponibiliza o Serviço de Assistência Especializada (SAE), no bairro Grande Terceiro.

A campanha educativa de prevenção também vai acontecer em empresas com a entrega de insumos e material educativo e palestras, contribuindo para as ações preventivas da campanha de carnaval.

“É importante que a população fique atenta sobre a importância de se prevenir e da realização de exames para a identificação de  doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, hepatite B e C, e a Aids. Os  testes são gratuitos e podem ser feitos em qualquer um dos CTA’s localizados nas Policlínicas”, destacou a coordenadora.

Caso a doença seja confirmada, o paciente é encaminhado pra o Serviço de Assistência Especializada, onde receberá todas as orientações e tratamento.

Segundo informações do SAE, estão sendo atendidos hoje na unidade 1.947 pacientes que apresentam algum tipo de doença sexualmente transmissível.

 

De janeiro de 2015 a janeiro deste ano foram admitidos no SAE 606 pacientes, encaminhados para tratamento. Desse total, 409 são HIV positivo, 21 tem hepatite B, 27 hepatite C e 149 tiveram teste positivo para sífilis.