Notícias

Saúde / Prevenção e ação

20 de Janeiro de 2016 11h39

Saúde realiza ações para alertar população em relação à hanseníase

MARIA BARBANT

Divulgação

Arquivo

Campanha contra hanseníase

Cerca de 100 profissionais da Saúde participam nesta quinta-feira (21), e no dia 28, da Oficina Técnica de Monitoramento e Avaliação dos Indicadores de Hanseníase e Correto Preenchimento de Notificação e Boletim de Acompanhamento. A ação faz parte da programação pelo Dia Mundial do Hanseniano, comemorado 31 de janeiro, com o objetivo de chamar a atenção para o problema.

O técnico do Programa Municipal de Controle da Hanseníase de Cuiabá, Cícero Fraga de Melo, explicou que os profissionais que participarão da capacitação são enfermeiros das unidades da Atenção Básica e Secundária, da rede SUS, e do Sistema Prisional, que trabalham com o programa.

“Nosso objetivo com essa Oficina é proporcionar uma capacitação para os profissionais e, monitorar e atualizar as informações junto ao sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinam). Além disso, como parte da programação, as unidades de saúde estarão realizando ações específicas de busca ativa e exame de contato, visando o diagnóstico precoce da doença”. Essas ações, de busca ativa e exame de contato, serão realizadas  no período de 01 a 05 de fevereiro.

Também durante esse período, as unidades de saúde irão reforçar as ações de educação em Saúde, com o objetivo de promover a redução do estigma e do preconceito em torno da doença.

Segundo a coordenadora do Programa em Cuiabá, Dárlen da Silva Souza, na verdade, a busca ativa e os exames de contato são atividades que ocorrem durante todo o ano nas unidades de saúde que trabalham com o Programa.

“Com a  intensificação das atividades queremos reforçar junto à população, a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, do tratamento oportuno e da cura”, destacou a coordenadora.

Anualmente a Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças de Eliminação (CGHDE), do Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias de Saúde dos Estados e Municípios, promovem a Campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase. A ideia é alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas da doença, incentivando as pessoas a procurarem pelo serviço de saúde.

“A campanha tem também o objetivo de mobilizar os profissionais da Saúde quanto à busca ativa de casos novos e a realização de exames de contato entre os registrados, além de divulgar a oferta de tratamento completo pelo SUS”, acrescentou Dárlen Souza.

Números

Hoje em Cuiabá cerca de 320 pessoas fazem o tratamento na rede pública de Saúde.

Em 2015, segundo dados do Programa Municipal, foram diagnosticados na capital 304 novos casos da doença entre adultos, 16 deles na faixa etária dos menores de 15 anos. Desse total, 194 dos casos foram detectados em homens e 120 em mulheres.

Esses novos casos foram detectados na maior parte das vezes por meio de demanda espontânea, exames na coletividade, exames de contato e encaminhamento.

Segundo os técnicos do Programa em Cuiabá, esses números podem ser maiores porque esses dados são parciais já que o fechamento do Banco Oficial de dados ocorre somente no mês de março.

Campanhas

Também em 2016, a exemplo do que acontece todos os anos, Cuiabá terá a realização de campanhas.

Para o técnico do Programa, Cícero de Melo, uma ação inovadora nesse sentido aconteceu no período de agosto de 2014 a junho do ano passado. “A ideia como sempre é intensificar a busca ativa e os exames de contato em pacientes que trataram a doença. Dessa vez focamos naquelas pessoas que nos últimos cinco anos, foram atendidas nas unidades de Saúde das Regionais Norte e Zona Rural de Cuiabá”, explicou.

Como resultado dessa ação passaram por treinamento 680 profissionais da Saúde, durante oito sábados (Zona Urbana) e 10 semanas (Zona Rural). Nessa ação foram realizadas 3.271 consultas sendo diagnosticados 220 casos novos, sendo 17 deles em menores de 15 anos, além de quatro recidivas e seis retratamento.

Durante  o treinamento dos profissionais foram também diagnosticados mais 21 casos novos, sendo dois menores de 15 anos. O total de casos novos nas duas etapas da ação foi de 241, sendo 17 deles em menores de 15 anos.

Outra ação realizada com sucesso foi a Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintiase realizada no período de agosto a novembro do ano passado.

“Essa campanha teve como objetivo realizar a busca ativa em hanseníase e quimioprofilaxia com Abendazol, em escolares da rede pública de ensino, na faixa etária dos 05 aos 15 anos. Um universo de 80.840 alunos”, explicou o técnico.

A ação tinha como meta a ser alcançada, 70% dos alunos. “Em relação à Geohelmintiase, alcançamos 86,54% dos alunos e 85,7% em relação à Hanseníase”, destacou Cícero de Melo.

Ao todo foram visitadas 147 escolas da rede Estadual e Municipal de Ensino de Cuiabá onde foram ministradas 60.585 doses de Albendazol. Em relação à Hanseníase foram identificados 208 casos suspeitos. Desse total, 178 foram avaliados e dois tiveram diagnostico confirmado.

Dia Mundial

Desde 1954 comemora-se em todo o mundo o Dia da Hanseníase, no último domingo do mês de janeiro. Criado pelo escritor e jornalista francês Raoul Follereau, a data tem como objetivo chamar a atenção de todos os países para o problema.

 

Serviço

Oficina Técnica de Monitoramento e Avaliação dos Indicadores de Hanseníase e Correto Preenchimento de Notificação e Boletim de Acompanhamento

Datas: 21 e 28 de janeiro

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde

Hora: 13h00 às 17h00