Notícias

Saúde / ATENÇÃO BÁSICA e SECUNDÁRIA

15 de Dezembro de 2016 10h50

Saúde promove treinamento para utilização correta do glicosímetro

MARIA BARBANT

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A Secretaria de Saúde de Cuiabá realiza na próxima segunda-feira (19), das 08 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no Auditório da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, treinamento para o uso do novo glicosímetro – equipamento utilizado na leitura da concentração de glicose em pacientes diabéticos. Esta será a segunda capacitação para manuseio do equipamento realizado pela secretaria, para profissionais da saúde lotados nas unidades básica, secundária e Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HMPSC). A primeira, em setembro, contou com a participação de 65 profissionais.

O glicosímetro é um grande aliado dos portadores de diabetes, em especial os insulino-depentendes. Isso porque permite uma medição segura da taxa de glicemia  (aferição da glicemia capilar), ao longo do dia dando ao paciente diabético segurança em relação à dosagem de insulina a ser utilizada no seu dia – a – dia, tanto nos momentos de jejum ou até antes e depois das refeições ou atividades físicas.

A coordenadora de Assistência Farmacêutica da SMS de Cuiabá, Cristiane de Oliveira Rodrigues, explicou que desta vez o treinamento, ministrado por um profissional da empresa, terá uma novidade, a participação de  representantes das associações de diabéticos da capital. O objetivo é disseminar as informações a fim de que os pacientes estejam seguros em relação ao uso correto do equipamento.

Cristiane de Oliveira lembrou também que a capacitação e treinamento dos servidores é uma atividade constante e visam melhorar cada vez mais a assistência prestada nas unidades da rede publica de saúde.

Ela explicou ainda que o treinamento é necessário porque uma nova empresa passou a fornecer o equipamento para a rede.

“O uso do novo equipamento é bastante simples, mas o paciente precisa tomar alguns cuidados para que o glicosímetro não se transforme de aliado a vilão”, destacou a coordenadora ressaltando que os cerca de 1.850 pacientes cadastrados na rede estão sendo orientados sobre o uso adequado do aparelho mas, é importante reforçar essas orientações.

Entre as recomendações e instruções para o uso correto do aparelho está a codificação cada vez que um novo frasco de tiras reagentes for utilizado. Em relação à fita é necessário estar atento ao prazo de validade e armazenamento. Esses cuidados são indispensáveis porque podem comprometer a leitura do glicosímetro e informar medidas erradas ao diabético.

Outros cuidados também devem ser observados pelo paciente como lavar bem as mãos antes de fazer a medição e, em caso de dúvidas, procurar orientação nas unidades de saúde.

Capacitação

A capacitação foi dividida em matutino e vespertino, a fim de atender a todas as unidades da rede pública de saúde.

No período matutino estarão participando da capacitação profissionais das Regionais Norte, Leste, Rural e HPSMC e no período vespertino, profissionais das Regionais Sul, Oeste, Policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Norte e Sul.

 Serviço: Capacitação para manuseio dos glicosímetros da marca Injex

Data: 19/12

Horários: das 8 às 12 horas (matutino) e das 14 às 17 horas (vespertino)

 Local: Escola de Saúde Pública de Mato Grosso