Notícias

Saúde / PROGRAMA ADOLESCER

09 de Junho de 2017 15h47

Saúde promove capacitação para profissionais da Unidade Básica de Atenção

MARIA BARBANT

Nesta quinta e sexta-feira (08 e 09), durante todo o dia, no auditório da Secretaria de Saúde de Cuiabá, profissionais das unidades básicas das quatro Regionais e área rural estão participando da capacitação do Programa Adolescer. A ação faz parte do Plano de Capacitação dos Profissionais de Saúde das UBS e visa melhorar o atendimento em toda a rede pública do SUS de Cuiabá.

A diretora de Atenção Básica de Cuiabá, Larissa Campos  explicou que o Plano de Capacitação busca dar maior  resolutividade  e efetividade as ações, humanização do atendimento e  valorização dos profissionais dando a eles as  ferramentas para que possam executar suas funções da melhor maneira possível.

“Nesta capacitação, do Programa Adolescer, estamos possibilitando ao profissional de Saúde compreender e avaliar o desenvolvimento e crescimento do adolescente, por meio do uso da caderneta como instrumento de monitoramento e acompanhamento. Além disso, estamos fortalecendo as linhas de cuidados, favorecendo a atenção integral à saúde e valorizando o adolescente”, ressaltou Larissa Campos.

A Responsável Técnica Lucineyde de Oliveira Ojeda explicou que o Programa Adolescer foi criado com o objetivo de conduzir as ações de prevenção e assistência à saúde do adolescente – na faixa etária dos 10 aos 19 anos -,  a fim de reduzir a morbidade por causas externas, a gravidez precoce e outros agravos, além de apoiar o adolescente no seu desenvolvimento biológico e social.

“Levando em consideração a saúde integral, o bem-estar que permite ao adolescente crescer e se desenvolver de acordo com o seu potencial biológico, psicológico e social, as prerrogativas legais e éticas trazidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e a lei orgânica da saúde,  o Plano de Capacitação dos profissionais que aborda nesta etapa o Programa Adolescer  proporciona  a esses profissionais a possibilidade de trabalhar as suas habilidades, com foco na integralidade do cuidado”, salientou Lucineyde Ojeda.

Nesse processo a Caderneta do Adolescente é um instrumento fundamental porque traz  orientações para os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde, dando sustentabilidade ao atendimento e contribuindo para a resolução e efetividade das ações de saúde junto a população adolescente.

Cerca de 140 profissionais da saúde entre enfermeiros, médicos, odontólogos e equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) estão participando  da capacitação.

“Esperamos que as capacitações preparem os profissionais para o atendimento integral e que eles possam utilizar  o conhecimento obtido aqui em suas rotinas cotidianas de trabalho nas unidades básicas de saúde”, destacou Lucineyde Ojeda.  

A capacitação tem como palestrante a professora do Curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Denise Cardoso Gonçalves, graduada em Enfermagem , com especialização em Saúde Pública, Enfermagem do Trabalho, mestre em Engenharia de Produção com especialidade em Ergonomia e Doutorado em Engenharia de Produção, é avaliadora das Condições de Ensino de Graduação, Bacharel presencial, e Tecnologo, é avaliadora institucional do INEP/MEC. Durante a capacitação a professora falou sobre o tema "A integralidade do cuidado no atendimento dos adolescentes".

Programa Adolescer

O Programa Adolescer visa prevenir, através de ações educativas e de assistência, as doenças e promover a  saúde do adolescente de ambos os sexos, na faixa etária dos 10 aos 19 anos, moradores de Cuiabá.

 

O programa acontece na unidade básica de saúde mais próxima da casa do adolescente e oferece consulta médica, de enfermagem e odontológica, distribuição da caderneta do adolescente, distribuição de camisinha, apoio na formação de grupos de adolescentes e familiares, orientação sobre sexualidade, como evitar as drogas, e as infecções sexualmente transmissíveis (IST), pré-natal para adolescentes grávidas, vacinas, exames e medicamentos e orientação sobre direitos e deveras.