Saúde /
15 de Outubro de 2010 18h00
Saúde promove capacitação em Acolhimento com Classificação de Risco
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará um curso de capacitação em Acolhimento com classificação de risco para todos os profissionais das seis policlínicas de Cuiabá e técnicos da Baixada Cuiabana.
A proposta do acolhimento e avaliação com Classificação de Risco consiste em ouvir o usuário que busca o serviço de emergência, eliminando as filas e organizando o atendimento com base em riscos priorizados. O curso terá duração de 20 horas teóricas e 4 horas de aulas praticas. Cerca de 120 enfermeiros, sendo 90 de Cuiabá e 30 da baixada cuiabana e 160 técnicos em enfermagem serão treinados para esse atendimento.
A diretora da Atenção Secundaria da SMS, Rosane Meciano, responsável pelo curso, disse que há algum tempo existe a tentativa de oferecer aos profissionais essa capacitação em Acolhimento com classificação de risco. De acordo com Rosane a proposta do curso foi um apelo dos próprios enfermeiros e técnicos de enfermagem.
“É uma necessidade que o profissional tem em ter um treinamento adequado para receber o paciente quando esse chega a Unidade de Saúde. Temos que ter em mente que a emergência não existe agendamento, e a ordem de chegada, dependendo da gravidade de cada caso, deve ser revista por profissionais capacitados. E isso envolve desde o guarda da recepção até o médico”, destacou Rosane.
Rosane destaca que a melhoria e agilidade no atendimento ao usuário é o objetivo do treinamento. Ela destacou que todas as seis Policlínicas de Cuiabá disponibilizarão essa triagem.
“Com isso quem ganha é a população. Esses profissionais estarão atendendo na chegada do paciente, que costuma chegar ansioso pelo atendimento. Essa primeira adição e classificação da urgência garantirão ao usuário menor espera por atendimento.
O Acolhimento com Classificação de Risco já é um mecanismo usado mundialmente. Em Cuiabá apenas o pronto Socorro vem utilizando esse método de atendimento. Com essa capacitação todas as Policlínicas da capital adotarão esse sistema. O curso é uma parceria da SMS e Baixada Cuiabana com recursos da Comissão Integrada de Educação e Saúde (CIES).
Classificação de Risco
A partir da consulta de Enfermagem, o profissional capacitado e com base em um protocolo, avaliará o usuário e fará uma classificação de Risco, priorizando o atendimento as pessoas com maior risco, ou seja, os casos mais graves:
VERMELHO: Emergência. O paciente será atendido imediatamente na sala de emergência;
AMARELO: Urgência. O paciente será atendido com prioridade sobre os pacientes classificados como Verde;
VERDE: Sem risco de morte imediato. Será atendido após os pacientes classificados como Vermelho e Amarelo;
AZUL:Poderá ser atendido depois de todos os demais.
Programação:
A referida Capacitação acontecerá na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, da seguinte maneira:
A capacitação para Enfermeiros:
TURMA 01 de
TURMA 02 de
TURMA 03 de
TURMA 4 - BAIXADA CUIABANA: Aula teórica: 22, 23, 24, 25 e 26 (manhã) de novembro
A capacitação para os Técnicos em Enfermagem:
TURMA 01 de
TURMA 02 de
TURMA 03 de
TURMA 04 de
Maiores informações:
3617-7379 / 9976-2555