Notícias

Saúde / Prevenção e ação

06 de Junho de 2016 10h00

Saúde promove caminhada contra o tabaco e ações e combate ao câncer bucal

MARIA BARBANT

Marcos Vergueiro

Arquivo

No final de semana, encerrando o mês de combate ao tabagismo, os técnicos da Diretoria de Atenção Básica da  Secretaria de Saúde de Cuiabá e pacientes do programa de controle e combate ao tabagismo, realizaram  no Parque  Mãe Bonifácia, a 1ª Caminhada Livre do Tabaco.

A Coordenadoria de Saúde Bucal do município participou da ação com os profissionais de saúde e também alunos da Faculdade de Odontologia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), que realizaram a primeira etapa da campanha permanente de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca.

Quem estava no parque pode fazer exames bucais preventivos e receber orientações de higiene oral. Também foram entregues kits de escova, creme e fio dental, além da aferição de glicemia, pressão e distribuição de panfletos de orientação sobre vários temas entre eles, os riscos do uso do tabaco e Narguilé, e dicas saudáveis para evitar o câncer.

Antes da caminhada, um orientador físico fez exercícios de aquecimento e alongamento e, após a caminhada, os participantes tomaram café da manhã. Essa ação foi coordenada pelos técnicos do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde e Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde de Cuiabá.

A técnica da Coordenadoria de Saúde Bucal da SMS de Cuiabá, a estomatologista, Diurianne Caroline Campos França, lembrou que “este ano, a  Organização Mundial da Saúde está recomendando a todos  os governantes  do planeta, que sejam adotadas embalagens padronizadas para os maços de cigarro e a forma como são expostos nos pontos de venda, de forma a reduzir o impacto que elas exercem sobre os menores de idade”.

Isso porque  atualmente,  cada vez mais jovens e adultos de até 40 anos, têm apresentado tumores malignos em cabeça e pescoço. A média etária de pessoas com câncer nessas áreas tem caído. “Hoje em dia, o câncer atinge cerca de 30 a 40% de pessoas que não são tabagistas nem etilistas, e são mais jovens", Diurianne França.

Busca ativa

Em relação ao Programa Permanente de Diagnóstico e Prevenção do Câncer de Boca, as ações serão realizadas nos Centros de Especialidades Odontológicas e Clinicas Odontológicas localizadas nos bairros Dom Aquino, Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Planalto, Verdão, Osmar Cabral, Jardim Leblon, CPA 3, Tijucal e Coxipó.

No próximo dia 25 de junho, das 08 às 11 horas, na Clínica Odontológica do bairro Dom Aquino, a Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá realiza mais uma etapa do Programa Permanente de Diagnóstico e Prevenção do Câncer de Boca.  Este ano a expectativa é de que sejam realizadas 10 etapas da campanha que tem por objetivo fazer a busca ativa das lesões suspeitas de câncer de boca.

“Nosso objetivo é fortalecer as ações relacionadas a  busca de lesões suspeitas do câncer de boca e, orientar a população sobre a necessidade da eliminação dos fatores de risco associados ao desenvolvimento dessas doenças”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Cristhiane Almeida Leite.

O câncer de boca é considerado um problema de saúde publica. Em 2016, por exemplo, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), haverá 11.280 novos casos em homens e 4.010 em mulheres. Em Mato Grosso a estimativa segundo o sexo é de 120 novos casos em homens e 40 em mulheres, considerando as taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes.

Em todas as etapas da campanha, além da busca ativa das lesões potencialmente malignas, através de exame clínico detalhado, e encaminhamento desses pacientes para tratamento, os profissionais estarão orientando  a população no sentido de manter hábitos saudáveis evitando o fumo e as bebidas alcoólicas, ter uma boa higiene bucal, realizar uma dieta saudável a base de frutas e verduras e consultar regularmente um cirurgião-dentista. Também durante a campanha serão entregues kits de higiene oral.

Atendimentos

O Programa Permanente de Diagnóstico e Prevenção do Câncer de Boca realizou em 2015 oito campanhas preventivas. Um total de 240 pessoas procuraram os serviços oferecidos pela SMS de Cuiabá nas unidades odontológicas.

Desse total, 39 pessoas foram encaminhadas aos Centros de Especialidades Odontológicas para esclarecimento do diagnóstico das alterações e posterior tratamento, nos casos em que a doença foi constatada.

 O programa teve inicio no mês de agosto e as campanhas foram realizadas nos bairros Osmar Cabral, Jardim Vitória, Coxipó, Verdão, Tijucal, Pascoal Ramos e Jardim Leblon.