Saúde / COMBATE/MOSQUITO
14 de Março de 2016 11h10
Saúde intensifica ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti nos prédios públicos
A Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Cuiabá inicia nesta segunda-feira (14), uma nova etapa das ações de mobilização contra o vetor Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Até a próxima quarta-feira (16), os agentes de combate a endemias (ACE’s) estarão visitando unidades da Saúde, instituições de ensino e órgãos públicos, vistoriando e orientando gestores e responsáveis, na prevenção e eliminação dos focos do mosquito.
Nesta manhã os agentes iniciaram visitas a mais de 100 unidades de saúde das redes de Atenção Primária, Secundária e Terciária inclusive o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro, Policlínicas, unidades dos Postos de Saúde da Família (PSF), além de hospitais e clínicas particulares. Ao todo são mais de 100 unidades de saúde.
A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Alessandra da Costa Carvalho, explicou que essa nova frente de ação, de combate ao Aedes aegypti, cumpre determinações dos governos federal, estadual e também do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, para a realização de ações rotineiras de prevenção e eliminação dos focos do mosquito nos órgãos e entidades do governo. “E, estamos atendendo a várias solicitações oficiais, para que agentes de combate a endemias visitassem órgãos públicos, para orientar os gestores”.
O prefeito Mauro Mendes determinou que cada órgão do executivo municipal deve eleger um responsável, para acompanhar e avaliar periodicamente as ações e adotar providências para mobilizar os agentes públicos na prevenção e eliminação de focos do Aedes aegypti, através de campanhas educativas, vistorias e limpeza nas áreas internas e externas e no entorno dos prédios públicos.
Os servidores responsáveis deverão realizar ações de sensibilização, mobilização, vistoria e limpeza. A ação é considerada prestação de serviço público relevante e não será remunerada.
“A ideia é mobilizar os órgãos públicos no mutirão de combate ao mosquito. Nessa etapa, os ACE’s visitam as áreas internas e externas dos prédios públicos para apontar aqueles locais considerados potencial criadouros do mosquito e orientar os servidores. Ao final desse trabalho teremos informações relevantes inclusive para que os gestores possam adotar medidas diárias, de vistoria, dentro dos seus órgãos”.
Para a coordenadora essas ações são fundamentais devido a presença do Aedes aegypti em Cuiabá e a transmissão simultânea dos vírus da Dengue, Chikungunya e Zika por esse vetor. “Precisamos continuar as ações de mobilização e combate ao vetor, alem daquelas ações rotineiras dos agentes de combate a endemias, a fim de minimizar os riscos e agravos à saúde pública, e sensibilizar a população”, alertou Alessandra Carvalho.
Serviço
Mobilização contra o vetor Aedes aegypti
Data: 14 a 16 de março
Horário: das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Cronograma de visita dos Agentes de Combate a Endemias:
Segunda-feira, 14/03
1. Unidades de saúde primária, secundária e terciária
2. Unidades de saúde privadas (clínicas e hospitais)
3. Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano
Terça-feira (15/03)
1. Estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior, publicos e privados
2. Creches e berçários
Quarta-feira (16/03)
1. Delegacias da Polícia Judiciária Civil e Bases Comunitárias da Policia Militar
2. Unidades do Corpo de Bombeiros Militar de MT
3. Unidades do Exercito Brasileiro
4. Órgãos públicos