Notícias

Saúde /

23 de Novembro de 2010 16h00

Saúde implanta sistema de agendamento em seis clínicas odontológicas do SUS

Larissa Malheiros-Assessoria de Imprensa/HPSMC

Visando garantir o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde nas Clínicas Odontológicas da Capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenadoria de Saúde Bucal, implantou nas clínicas do Tijucal, Osmar Cabral, Planalto, CPA 3, Dom Aquino e Jardim Vitória o sistema de Agendamento por Priorização no Atendimento (APA).

Este sistema é priorizado pelo grau de gravidade, como relata a Coordenadora da Saúde Bucal, Silvia Lidia Albuquerque. “Estabelecemos critérios de prioridade, com a avaliação do paciente por um cirurgião dentista, que posteriormente o encaminha para o tratamento. Prioridade 1, é quando o  paciente necessita de tratamento de urgência (dor, abscesso,  sangramento, cárie aguda; já a prioridade 2 é para   gestantes, crianças, idosos e pacientes especiais ); enquanto que a  terceira é para quem precisa apenas de prevenção.

Outra ressalva da Coordenadora é o Técnico de Saúde Bucal (TSB), que fica disponível nas clínicas acima citadas para realizar os atendimentos preventivos. “Quando o paciente apenas retorna para manutenção, por exemplo, uma profilaxia (limpeza), ele é encaminhado para o Técnico de Saúde Bucal que realiza o procedimento,” pontuou   Albuquerque.

Atualmente seis das dez clínicas da capital trabalham com o sistema de priorização. A Coordenação da Saúde Bucal trabalha com a previsão de implantar o mesmo sistema em todas as Clínicas Odontológicas de Cuiabá até março de 2011.