Notícias

Saúde / EXPOSIÇÃO ORIENTATIVA

16 de Agosto de 2017 10h26

Saúde e Controladoria levam ações de cidadania e orientações contra o Aedes para alunos municipais

OZIANE RODRIGUES

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Controladoria do Município resultou em muita diversão e aprendizado para os alunos da Escola Municipal Orlando Nigro, no bairro Pedregal, durante a apresentação da Semana da Transparência e da ‘Exposição orientativa’ de conscientização, prevenção e combate ao Aedes Segypti.  

Com folders educativos e exemplares de algumas espécies de animais sinantrópicos como morcegos, caramujos, pombos, escorpiões e lacraias, os profissionais do Programa de Educação, Saúde e Controle em Zoonoses, da Coordenadoria de Vigilância em Zoonoses de Cuiabá (CCZ),  conduziram a exposição apresentando o ciclo evolutivo do Aedes. Além disso, os estudantes aprenderam com a equipe da Controladoria como funciona a administração pública de uma cidade e foram norteados por meio de atividades lúdicas a respeito dos princípios éticos e morais

Conforme a coordenadora de controle social da Controladoria, Ester de Jesus Silva Tortorelli, a ação foi pensada para contemplar a unidade que não pode comparecer durante a Semana da Transparência realizada no mês de maio na prefeitura. “Estávamos com tudo preparado, desde lembrancinha a certificados. Como os alunos foram impedidos de comparecer no evento decidimos junto ao nosso secretário Marcos Brito, contemplá-los com a ação in loco e convidamos o CZZ para complementar a ação. Pelo sorriso no rosto de cada um deles, valeu à pena”, frisou a coordenadora.

O biólogo e agente de controle de  endemias (ACE), Hélio Simião de Almeida, mediador da exposição, frisou que parceria trouxe um atrativo a mais para as crianças. “O resultado dessa união com a Controladoria foi a plena concentração das crianças em todas as questões abordadas e é maravilhosa essa troca de informações. Fruto disso é a pergunta sobre por que não podemos comer caramujo se na TV diz que pode. A oportunidade de explicar que são espécies diferentes e que um representa risco à saúde é fantástica”, disse.

Protagonista da pergunta, a estudante do 4º ano, Angelina Gabriele Silva aprovou a parceria. “Foi muito legal, me senti cidadã e aprendi muito. Serviu para pra relembrar que não podemos descuidar com o Aedes. Mas, o mais legal foi aprender o que é sinantrópicos, porque eu não sabia o que era e  descobri que um deles, os Caramujos oferecem um grande risco para nossa saúde e são impróprios para o uso. Por isso, existem tantos no período de chuva”, confidenciou contagiada com a ação das secretárias.

A coordenadora da unidade Educacional, Marli Teodora de Almeida ressaltou que o encontro foi gratificante. “Foi tudo maravilhoso e quero agradecer essa parceria que deu muito certo. As crianças aprenderam sobre seus direitos, relembraram que precisam estar atentos ao Aedes e conheceram sobre os sinantrópicos. Este último foi excelente, principalmente porque abordou a forma correta de prevenir a proliferação dos pombos. Afinal há muita incidência desses sinantrópicos nas escolas de Cuiabá e precisamos estar atentos sobre os danos que eles causam à nossa saúde”, finalizou.  A ação na escola Orlando Nigro aconteceu na ultima sexta-feira (11).