Saúde / SAÚDE/PREVENÇÃO
22 de Setembro de 2017 17h18
Saúde distribui preservativos e orienta participantes durante 15ª Parada da Diversidade
Com o objetivo de orientar os participantes da 15ª Parada da Diversidade LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros -, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou uma estrutura especial na Praça Ipiranga, local da concentração do evento. Mais de 4 mil preservativos masculinos, 500 femininos e 8 mil géis lubrificantes, além de materiais gráficos contendo orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) foram distribuídos.
Além disso, oito profissionais de saúde também estiveram no local para ajudar na distribuição e tirar dúvidas da população. “Hoje não falamos mais em grupos de risco. Todos estão suscetíveis à contração do vírus HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Por isso é importante alertar a toda sociedade sobre a importância do uso de preservativo durante as relações sexuais”, esclareceu a responsável técnica pelo programa IST/Aids da SMS, Mariella Padilha.
Para o músico Charles Santos, que participou da 15ª edição da Parada, a distribuição de preservativos acompanhada de orientações é fundamental. “Chega de fazer besteira por aí. É hora de usar camisinha”.
O presidente do Conselho de Atenção à Diversidade Sexual (CMADS), Valdomiro Arruda, destacou a parceria entre a organização do evento e a SMS. “Temos de nos prevenir, nos cuidar. Afinal, somos iguais a cada um aos olhos de Deus e corremos os mesmos riscos. Infelizmente algumas conquistas estão sendo barradas. A violência está grande contra o público LGBT. E a homofobia é latente. Recebemos muitas denúncias no Conselho frequentemente”.
A SMS também disponibilizou uma ambulância do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), referência no tratamento de pacientes que possuem IST/Aids. A unidade móvel contou com um enfermeiro e um técnico de enfermagem, que deu suporte no atendimento de urgência e emergência.
Trânsito
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) também colaborou para o bom andamento do evento, atuando de maneira eficaz no trânsito. Com aproximadamente 20 agentes, a Pasta montou uma operação que, não só garantiu a segurança dos participantes durante o trajeto, mas também assegurou a fluidez mínima para os motoristas que trafegaram pela região.