Notícias

Saúde /

15 de Março de 2012 15h51

Saúde de Cuiabá institui campanha contra tuberculose

João Carlos Queiroz-3617-7339

De 19 a 23 de março, as 66 unidades de PSF (Programa de Saúde da Família) de Cuiabá desenvolverão uma campanha contra a tuberculose, antecipando-se ao Dia Mundial Contra a Tuberculose, comemorado no dia 24 de março.

A campanha consiste em visitas as residências, bem como palestras educativas à população. Conforme a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lembra que todos tenham consciência dos riscos da doença, e as formas de evitá-la e tratá-la a tempo, sem que isto represente riscos de contágio à comunidade.

As visitas domiciliares, explica Benevides, possibilitam detectar não apenas quem apresenta os sintomas típicos da tuberculose, como também o resgate daqueles que abandonaram o tratamento, a exemplo de idosos.

Dados da SMS apontam que o percentual de abandono do tratamento da tuberculose é, em média, de 9% do total de cadastrados. "Assim, cabe aos agentes comunitários visitar casa a casa e detalhar os procedimentos necessários para que o quadro de saúde seja restabelecido".

Controle

Ela disse que a tuberculose pode ser considerada sob-controle em Cuiabá. "Em 2011, tivemos 426 casos. Dentre eles, 300 casos pulmonares positivos, o que representa chance maior de contaminação, principalmente no convívio do lar e restante da comunidade. Daí a importância do tratamento imediato. Esta campanha, enfim, é um mutirão contra a tuberculose. E o trabalho das equipes de Educação em Saúde tem sido contínuo nesse aspecto. Trata-se de alerta frequente para os perigos que a tuberculose representa no contexto social".

Nas abordagens, além de observar o aspecto físico geral dos entrevistados (magreza anormal), os agentes comunitários também questionarão se os moradores têm tosse por período prolongado e falta de apetite. Tosse persistente, acima de três semanas, observa Benevides, deve ser consideradas suspeita.

Saiba mais sobre a tuberculose

 - É uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro);

- A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões expele as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas;

 - O principal sintoma é a tosse por mais de três semanas, que pode estar acompanhada de um dos seguintes sintomas: falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre e no fim do dia e suor noturno;

 - A melhor forma de prevenir a doença é fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. A vacina BCG, obrigatória para menores de 1 ano, só protege as crianças contra as formas mais graves da doença. Adultos não são protegidos por esta vacina;

- O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente. Ambientes fechados e mal ventilados favorecem a transmissão da doença.

 - 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença.