Saúde /
22 de Outubro de 2010 09h00
Saúde convoca a população para a segunda dose da vacina contra o vírus H1N1
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá alerta a população para a segunda dose da vacina contra o vírus Influenza “A” ou H1N1, para as crianças menores de 10 anos que receberam a primeira dose e não concluíram a imunização. “A criança que não recebeu a segunda dose da vacinação no período da Campanha Nacional de Vacinação contra o Vírus Influenza A – H1N1 pode procurar uma unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para aplicação”, f risou a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ivanete Fortunato.
Ela orientou “as mãezinhas a levarem a caderneta ou cartão de vacinação da criança aos Centros de Saúde (CS) ou Programa de Saúde da Família (PSF). É bom frisarmos que esta não é uma nova campanha de vacinação, mais sim uma finalização da segunda dose que algumas crianças deixaram de tomar,” ressaltou.
Para Ivanete Fortunato, toda criança deve receber a segunda dose num intervalo de no mínimo 21 dias depois de ter tomado a primeira. “Como não houve essa procura, a mobilização agora é para que essas crianças retornem às Unidades de Saúde para A conclusão das vacinas”, disse.
Ela explicou que, das 31.504 crianças menores de 10 anos que receberam a primeira dose da vacina contra o vírus Influenza “A” ou H1N1, 16.289 ainda não retornaram à uma unidade de saúde para a segunda dose, efetivando a proteção contra a nova gripe.
Dados da SMS, revelam que 17.561 crianças entre seis meses e um ano de idade foram imunizadas com a primeira dose, sendo que apenas 9.084 dessas crianças retornaram aos postos para concluir a aplicação com a segunda dose. Foram vacinados 13.528 crianças com idade de dois até quatro anos e 7.501 delas receberam a segunda dose. Dos cinco aos nove anos, 2.223 crianças receberam a vacina complementar.
Mais informações:
65-36177379 ou 99828436