Notícias

Saúde / MECANIZADO DE NITROTITÂNIO

02 de Agosto de 2024 09h15

Saúde Bucal capacita dentistas da rede para o manuseio de equipamentos que auxiliarão nos tratamentos dentários

Letícia Kathucia

Vicente Aquino

Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio da Saúde Bucal, capacitou na manhã desta quarta-feira (31) os dentistas especializados em endodontia (tratamento de canal) que atuam nos Centros de Especialidades Odontológicas da rede municipal de Cuiabá para o manuseio dos novos aparelhos adquiridos pela SMS para tratamentos endodônticos. A aquisição proporcionará benefícios não apenas para os pacientes, que serão submetidos a tratamentos mais rápidos e eficientes, mas também para os profissionais, que contarão com melhores recursos para a prática clínica e terão reduzida a exposição ao esforço repetitivo, comumente associado ao método manual de preparo do canal.

A capacitação ocorreu na SMS e foi dividida em duas turmas: uma no período matutino, com 8 participantes, e outra no período vespertino, com 12 profissionais. As aulas foram ministradas pelo cirurgião-dentista Dr. Ericson Janolio de Camargo, que apresentou aos servidores tanto a fundamentação teórica quanto o treinamento prático do sistema de preparo de canal mecanizado, utilizando diferentes ligas de níquel-titânio.

“O objetivo da capacitação foi proporcionar embasamento teórico e prático sobre os sistemas mecanizados de níquel-titânio para o preparo do canal radicular na endodontia. Foram abordados os aspectos relevantes desses instrumentos e os movimentos realizados para o preparo do canal de forma segura e eficiente, respeitando os princípios que regem o processo”, explicou Dr. Ericson.

Conforme a coordenadora da Saúde Bucal, Sueli Ciapinna, os novos aparelhos aceleram o tratamento, refletindo positivamente no número de atendimentos. Além disso, impactam na questão laboral dos profissionais; com a mecanização, os dentistas conseguem realizar o tratamento do canal de forma mais rápida e segura devido ao tipo de instrumento e à mecanização do procedimento.

“Com o acesso ao sistema mecanizado, os profissionais estão menos sujeitos a desenvolver lesões por esforço repetitivo, como tendinites e bursites. O aparelho realiza movimentos que antes eram feitos manualmente, ajudando a reduzir a exposição a esses movimentos repetitivos. Além disso, o procedimento se torna ergonomicamente favorável, pois o tratamento é concluído mais rapidamente”, pontua Sueli.

Todas as unidades que realizam tratamento endodôntico receberão os novos aparelhos a partir da próxima semana. Esta ação é mais um compromisso da gestão atual, que tem investido na capacitação dos servidores e na aquisição de equipamentos que elevem a qualidade dos serviços prestados pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS).