Saúde / CAPACITAÇÃO
15 de Setembro de 2017 15h20
Saúde avança na humanização dos serviços nas unidades de atenção secundária
Terminou nesta quinta-feira (14) o quarto e último módulo do curso “Humanização na Recepção”. Realizado no auditório da Secretaria de Saúde de Cuiabá o curso reuniu em dois dias 67 servidores. A capacitação que tem por objetivo melhorar a relação entre profissionais e usuários, tornando o atendimento mais qualificado e humanizado nas unidades de saúde.
“A ideia é que esses profissionais reconheçam a unidade em que atuam como parte integrante de uma rede de atenção e, de posse dessas informações, possam melhorar a comunicação, o acolhimento e a relação com os diferentes níveis dentro da unidade e com os usuários”, destacou a diretora técnica da Atenção Secundária, Dúbia Beatriz Oliveira Campos.
Neste quarto módulo foram abordadas questões ligadas ao tema “Qualificando a relação das Unidades da Atenção Secundária na Rede de Atenção, com foco no atendimento Humanizado”.
Na quarta-feira (13), durante o período da manhã, foram retomados alguns aspectos relacionados à Atenção Secundária, Atenção Primária e Atenção Terciária como a estruturação dos serviços, fluxos, normativas e outros, considerados importantes para uma atuação eficiente do profissional da recepção.
No período da tarde, os profissionais conheceram também as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e a estrutura Superintendência de Regulação.
Dúbia Campos, explicou que a ideia da gestão é através da capacitação contínua, os profissionais possam ser estimulados a buscar o conhecimento e sobre a importância do trabalho qualificado.
“Por meio do conhecimento sobre a rede, os profissionais da recepção estão sendo valorizados em seus processos de trabalho e mais preparados para acolher e orientar nossos usuários”, destacou.
Desde março, quando aconteceu o primeiro módulo, 321 servidores participaram da capacitação. No Módulo I foi feita uma Introdução para recepção do SUS; no Módulo II a abordagem teve como foco aspectos do Processo de Trabalho e tecnologia do protocolo de Classificação de Risco ; no Módulo III, o tema foi Qualificando as principais tecnologias do Processo de Trabalho da recepção. Todos os temas tiveram como principal foco, o atendimento inclusivo e humanizado.