Notícias

Saúde / Um mês de atendimento

20 de Agosto de 2015 18h37

São Benedito ultrapassa a marca de 100 cirurgias no primeiro mês de funcionamento

RAFAELA GOMES CAETANO

Michel Alvim

Arquivo

Em apenas um mês de funcionamento, o Hospital Municipal São Benedito superou as expectativas, ultrapassando a marca de 100 cirurgias realizadas, com todos os pacientes operados já com alta. Além disso, a unidade já ampliou seu alcance, com as portas de seu ambulatório abertas e já registrando mais de 200 atendimentos. Nesse período a equipe do hospital realizou 106 cirurgias.

“Desde o dia 21 de julho temos presenciado grandes momentos dentro deste hospital. Muito mais do que superarmos o número de cirurgias realizadas, fomos capazes de dar início aos procedimentos cirúrgicos neurológicos, considerados de altíssima complexidade. Todas as operações obtiveram sucesso, nos certificando ainda mais de que esse hospital está caminhando na direção exata. Temos muito trabalho pela frente, certos de que estamos transformando a saúde da nossa Capital”, afirmou Jorge Lafetá, diretor da Empresa Cuiabana de Saúde, autarquia responsável por gerir a unidade.

Em visita nesta quinta-feira (20), o prefeito Mauro Mendes percorreu por todo o hospital e pontuou a satisfação de entregar para a população um espaço dessa dimensão. “É gratificante ver de perto o que um bom trabalho é capaz de fazer para uma população. Esta unidade de saúde contempla o povo cuiabano com um padrão altíssimo, conferindo todo o cuidado necessário aos que precisam. A saúde de Cuiabá está se transformando cada vez mais”, disse.

Segundo o diretor, o respaldo positivo é perceptivo em todos os setores do hospital, atingindo significativamente os pacientes. “Trabalhamos em sinergia e unidade, para que tudo saia com o mesmo padrão de qualidade. Essa dedicação, tanto da parte médica como administrativa, nos permitiu abrir o terceiro piso do local e ver nos próprios internos a alegria de fazer parte dessa nova fase de Cuiabá, sendo devidamente atendidos nos moldes de qualquer hospital particular”, contou.

Dentre os destaques deste primeiro mês de atendimento, o Hospital São Benedito apresenta também um sistema de monitoramento interno dos pacientes, a fim de coibir diagnósticos equivocados que possam colocar em risco a saúde de cada um. O instrumento visa identificar as causas detalhadas do acidente e quais as partes do corpo afetadas. Indo mais além, o sistema também traz, com precisão, estatísticas para fins acadêmicos e de aprimoramento da própria gestão pública.

“Este monitoramento é bem específico e nos ajuda a manter um controle exato das condições de cada paciente aqui internado. Ele também nos aponta se o acidente é de cunho doméstico ou urbano e que tipo de veículo estava envolvido. Essas informações nos permitem criar estudos mais densos que envolvam demais secretarias como a de Mobilidade Urbana, a fim de compreendermos melhor o comportamento dos motoristas no trânsito e de que forma o município poderia intervir”, revelou Lafetá.

Para os dois meses seguintes, a expectativa é que o segundo piso do hospital esteja em funcionamento e que as cirurgias cardíacas comecem a ser realizadas na unidade. “O prefeito Mauro Mendes esteve aqui e pôde contemplar a qualidade do trabalho iniciado com seu empenho. Se continuarmos nesse ritmo, logo daremos início a mais uma nova etapa, ampliando significativamente o atendimento”, concluiu o diretor.