Notícias

/

15 de Março de 2011 11h00

Sanecap trabalha para você: use água com racionalidade

Neila Barreto/Sanecap

O desperdício e o uso não racional da água tratada podem trazer surpresas para o consumidor no momento de pagar a conta de água. Hoje, (15-03), a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), por meio da diretoria comercial, está presente na Praça Ipiranga, centro de Cuiabá, o dia todo para tirar as suas dúvidas em relação aos serviços prestados pela empresa. “É um alerta da Sanecap e, ao mesmo tempo, uma maneira de você conhecer os seus direitos, participe!”, propôs o engenheiro Éverson Serra, diretor comercial da companhia. “Muitas vezes o consumidor não controla seu gasto no hidrômetro e um simples vazamento interno pode elevar o valor da conta”, ressaltou Serra.

“Grande parte do desperdício acontece por causa de vazamentos de sistemas hidráulicos internos e externos. No entanto, atitudes simples de economia feitas dentro de casa podem amenizar o problema do desperdício e, consequentemente, reduzir a conta de água”, citou Serra.

Considerando dados da Organização Mundial de Saúde, uma torneira gotejando desperdiça
46 litros de água num período de 24 horas, a mesma quantidade que um ser humano necessita para suprir suas necessidades básicas diárias. O desprezível fiozinho de água escorrendo na torneira é responsável pela perda de 2.068 litros em 24 horas.

Atitude que contribui para economizar água é lavar o carro com balde e não com mangueira, que gasta até 560 litros de água em 30 minutos; ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura, e sim uma vassoura de verdade e depois jogue a água com um balde (assim é possível economizar até 250 litros de água); para regar as plantas utilize a água da chuva ou da lavagem de roupa e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.

Ao escovar os dentes ou fazer a barba feche a torneira; não tome banhos demorados e feche o chuveiro ao ensaboar-se; mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro, e conserte todos os vazamentos hidráulicos da residência.

O tratamento e distribuição da água, segundo Serra é um processo complexo e caro para a Sanecap, por isso é importante que a população faça o uso racional, usando somente aquilo que for necessário.

Informe-se mais pelo telefone 115 ou procure os postos de atendimento da Sanecap. Hoje, excepcionalmente, a Sanecap está atendendo na Praça Ipiranga, centro de Cuiabá.

 

Informações:
3645-9708