/
21 de Fevereiro de 2011 08h20
Sanecap será parceira da UFMT em trabalho de pesquisa com sistema de telemetria
O diretor técnico da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Jacírio Maia Roque, se reuniu na manhã da última sexta-feira (18-02) com os professores do departamento de Engenharia Sanitária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Eliana Rondon e Gilson Lima, para tratar de uma parceria, a qual vai executar pesquisa para saber o perfil de consumo de água no sistema do bairro Coophema, região Sul de Cuiabá. A pesquisa, que será financiada com recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, será realizada por meio do sistema de telemetria, que ajudará nas informações sobre perdas de água.
Conforme o professor Gilson Lima, a pesquisa vai permitir à Sanecap conhecer o perfil de consumo dos moradores daquele bairro, fornecendo informações que ajudarão a melhorar o sistema de abastecimento de água. “A maioria das Companhias de abastecimento de água fornece o produto para a população, mas não sabe da real necessidade do consumidor. Com esta pesquisa será possível saber, por exemplo, qual o consumo de uma determinada família, tanto no período da seca como na cheia, e assim controlar o abastecimento”.
O professor explica ainda, que a pesquisa será realizada em 250 hidrômetros, instalados nas residências do bairro Coophema, exclusivamente para este fim. “O sistema telemetria será controlado por informações via telefonia celular (mensagens de texto), que vão permitir saber o consumo de cada hidrômetro em tempo real”, observa Gilson Lima.
Segundo Jacírio Maia, a parceria será muito importante para a Sanecap, principalmente porque a Companhia não dispõe no momento de recursos suficientes para investimentos nesta área, no entanto, possui toda uma estrutura, que é o laboratório da Lagoa Encantada, o qual ficará à disposição para realização dos trabalhos. “É importante porque vamos poder monitorar o que acontece na rede de água. Além disso, vamos poder dar um respaldo para a sociedade quando tivermos algum problema no abastecimento”.
O engenheiro sanitarista da Sanecap, Paulo Mário Costa Cardoso, que também participou da reunião, informa que a Companhia já executa um estudo de minimização das perdas físicas em sistemas de abastecimento de água utilizando o modelo Epanet, que tem como projeto piloto o sistema da Estação de Tratamento de Água – ETA Coophema. O trabalho, que iniciou em 2007 e está sendo concluído este ano, é resultado de um convênio entre a UFMT e a Sanecap, com financiamento da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
O estudo, segundo Paulo Mário, é feito por meio de levantamento de dados em mapas de redes de água de cada setor, mapas de rotas das ligações cadastradas, fotos aéreas georreferenciadas e lançamentos de dados usando O Sistema de Informação Geográfica (SIG).