Notícias

/

29 de Abril de 2011 17h00

Sanecap remove lodo da superfície da ETE Lagoa Encantada

Rosane Brandão-Sanecap

A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), por meio da Divisão de Operações de Esgoto, realiza neste sábado (30-04) serviço de remoção de lodo da superfície da lagoa de estabilização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lagoa Encantada do CPA III. O serviço tem por objetivo atenuar o odor ocorrido nos últimos dias devido à inversão térmica. 

O gerente do setor de Tratamento de Esgoto, Noé Rafael, explica que o serviço será feito com um caminhão vácuo, que vai possibilitar remover todo o lodo acumulado na superfície. Este lodo será jogado em valas com cal hidratada, abertas especialmente para este fim, sendo fechadas depois.  

Devido à inversão térmica, segundo Noé Rafael, formou-se um lodo que se desprendeu do fundo da lagoa e veio até a superfície e isso prejudicou a entrada da irradiação solar. Com isso, o PH da lagoa, que deveria se manter igual a 7,0 ficou abaixo disso, resultando no aumento do mal cheiro.  

Essa época de chuvas intensas também contribuiu para a falta de oxigênio da lagoa, pois o elemento é adquirido através da luz solar o que não é possível com o tempo nublado. A lagoa tem uma profundidade de 1,5 metros. A luz solar atinge metade dela, ou seja, libera o oxigênio para as bactérias consumirem a matéria orgânica. Com a falta da luz solar esse processo não é possível.