/
09 de Julho de 2010 09h00
Sanecap realiza palestra sobre evolução do controle operacional
A convite do engenheiro Álvaro Luiz Gonçalves, diretor técnico da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), o consultor em saneamento – engenheiro Jorcy Francisco de França Aguiar proferiu na quarta-feira (07/07), no período noturno, uma palestra sobre a evolução do controle operacional da companhia, aos técnicos, no centro de convivência, na sede da companhia, no bairro Carumbé, nesta capital.
Jorcy França explicitou sobre o assunto resignificando os métodos e técnicas, por meio de um histórico desde a década de 70, objetivando aproximar as áreas envolvidas, com o sistema já implantado na Sanecap. A palestra também, subsidia a elaboração de um plano de trabalho e a montagem na sede da companhia de um Centro de Controle Operacional (CCO), vinculado ao CCO da Estação de Tratamento de Água (ETA) Tijucal. Foi diagnosticado, no decorrer da palestra, o passado e presente da obtenção de Vazão – Nível de Reservatórios, Telecomandos de bombas, Pressão na rede, Booster, (inversores de freqüência e soft-starter) e Válvulas auto operadas, entre outros.
A palestra contou com a assessoria e experiência dos técnicos da Sanecap, com destaque para os engenheiros Noé Rafael da Silva e Sebastião Fanaia, que lidam diariamente com as dificuldades de operação de um sistema, quando não se dispõe de informações concretas, da realidade de campo, informou França. Desta forma, em decorrência de sua importância o setor de informática da Sanecap sob a gestão do técnico Paulo Henrique Cardoso, deverá iniciar um processo de implantação do CCO na sede da Sanecap, conforme orientações da empresa consultora contratada”, concluiu Jorcy Aguiar.
Atualmente, por meio do setor de esgoto da Sanecap, é possível no CCO da Sanecap ter acesso à vazão da Estação de Tratamento “Engenheiro Zanildo Costa Macedo”, no bairro D. Aquino, em Cuiabá, bem como, o estado de funcionamento de todas as elevatórias, seu telecomando e relatórios operacionais, informou Álvaro Gonçalves.
No ambiente de abastecimento de água poderá ser visualizado e controlado o nível dos reservatórios dos bairros Nova Esperança, Pedra 90, Manduri e da ETA Tijucal, assim como, será possível telecomandar as elevatórias do Nova Esperança, Pedra Noventa e Manduri, além de obter todos os parâmetros da ETA, e ter controle sobre a pressão em três pontos distintos da rede de distribuição de água.
Outras informações de interesse operacional podem ser acessadas no blogue:
www.jorcyaguiar.blogspot.com.br