/
03 de Março de 2011 15h24
Sanecap realiza campanha de prevenção contra DST para o período de Carnaval
Para muitas pessoas o sinônimo de Carnaval é música, folia e muita diversão. No entanto esquece que este é um período em que se deve estar atento aos cuidados com a saúde e prevenir contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), principalmente a Aids (HIV). Pensando nisso a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), por meio da equipe do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do trabalho (SESMT), está realizando uma campanha de prevenção contra as DST, com distribuição de preservativos e folder educativos para todos os seus colaboradores.
Com o tema “Vista-se com segurança neste Carnaval” a campanha visa orientar e informar os colaboradores sobre os perigos que a festa do carnaval pode causar para uma pessoa que não procura se prevenir na hora da folia, principalmente contra as DST.
Conforme explica a técnica em enfermagem do trabalho da Sanecap, Fabiane Martins, as DST são transmitidas por meio da relação sexual, e em geral, a pessoa infectada transmite a DST para seus parceiros. “Ao contrário do que muita gente pensa, as DST são doenças graves que podem causar disfunções sexuais, esterilidade, aborto, alguns tipos de câncer e até a morte. Além disso, uma pessoa com DST tem mais chances de pegar outras doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a infecção pelo vírus da Aids. E o uso da camisinha é o meio mais seguro de se prevenir contra estas e outras doenças”.
Por meio do folder, o colaborador recebe orientações e informações de quais são as formas de transmissão das DST; o uso correto da camisinha; quais os lugares onde é realizado os testes de Aids (HIV), Sífilis e VDRL, gratuitamente; além de informar os endereços e telefones das policlínicas de Cuiabá.
A campanha segue até amanhã (04-03) com a distribuição de cerca de três mil camisinhas, que estão sendo entregues na sede da Sanecap (no Carumbé), na sede do Comercial em todas as unidades de água e esgoto e postos comerciais. O trabalho também está sendo realizado pela equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que está distribuindo os preservativos aos colaboradores das Estações de Tratamento de Água (ETA).
Para a gerente do posto Comercial do Coxipó, Jéssica Figueiredo, a campanha é muito válida, pois nesta época do ano as pessoas costumam consumir muita bebida alcoólica e acabam se esquecendo da importância da prevenção contra as DST. “Acredito que depois de saber quais as doenças que podem ser contraídas, quando não se usa o preservativo, a pessoa vai tomar mais cuidado”.