Notícias

/

27 de Agosto de 2010 16h00

Sanecap promove a conscientização para o uso racional da água

Neila Barreto-Assessoria/Sanecap

Usar racionalmente a água é uma das medidas que podem ser adotadas para que o produto tratado pela Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) não seja tão desperdiçado, como ainda acontece em Cuiabá. Esse alerta é da área de trabalhos comunitários da Companhia, atualmente em campanha junto aos bairros e escolas públicas para minimizar os percentuais de desperdício de água na capital.

A técnica da Sanecap, Maria das Graças dos Santos, da assessoria de lideranças comunitárias, diz que a Sanecap já realizou 5.118 atendimentos no primeiro semestre deste ano, em escolas públicas municipais, associações de bairros e outras, instruindo as crianças e os consumidores para atentar sobre a melhor maneira de reduzir os gastos de água e, consequentemente, das contas, inclusive, utilizando filmes educativos como sensibilização das mensagens.

Ela enfatiza que ‘essa tradição de desperdício’ de água não é característica exclusiva de Cuiabá. “Nós precisamos mudar essa cultura do desperdício; infelizmente, a água tratada ainda é utilizada para lavar calçadas e molhar ruas, literalmente substituindo as vassouras”, afirmou, lembrando que “para isso a comunidade pode utilizar a água da máquina de lavar roupa, fazendo assim, o reuso da água, no período da estiagem, quando a oferta de água disponível no lençol freático é menor, principalmente, nas regiões abastecidas por poços tubulares profundos”, concluiu Santos.

Para solicitar as palestras, as escolas, comunidades, associações de bairros e entidades de classes poderão telefonar para – 3645-9727 (ASLC) ou 9988-7132 – liderancascomunitarias@saecap.com.b