/
18 de Outubro de 2011 15h06
Sanecap participa da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O Projeto de implantação do Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA), da Sanecap, está sendo exposto na 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece, de 17 a 21 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal.
O CRRA está no evento junto com o escritório de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). No local, o Centro expõe a metodologia utilizada no projeto “Tecnologia para Otimização do Uso da Água em Domicílios: Sistema de Reuso de Água para a Alimentação de Descargas Domésticas”, bem como as atividades desenvolvidas ao longo da execução do programa.
Um dos focos de atuação do projeto CRRA, no encontro, é apresentar alternativas de reuso e conservação da água potável, como também minimizar as pressões sobre os recursos hídricos. Inclusive, o projeto mostra a otimização do uso da água que, tem sua metodologia de aplicação utilizada na implantação do sistema em algumas residências, localizadas no entorno da Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto – ETE CPA III).
O evento é uma realização da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) com objetivo de fomentar as inovações tecnológicas que melhoram a qualidade de vida da população.
Sustentável
O sistema a ser implantado nas residências selecionadas conta com participação da equipe do CRRA. A aplicação do sistema de reuso de água de lavagem de roupa é constituído por uma máquina de lavar roupa, cuja água de descarte é conduzida por gravidade a um reservatório inferior que, posteriormente, direcionará para outro reservatório superior, por meio de tubulação. Para este processo será utilizada uma bomba com ligação automática, onde são demandadas quantidades suficientes para uso a que se destina nas descargas sanitárias domésticas.
Esta tecnologia envolve tanto a aplicação de sistema de reuso de água como a diminuição de desperdício com consequente diminuição de consumo de água potável, para fins considerados não nobres.
O projeto de reuso de água da lavagem de roupa para alimentação de descargas domésticas é de autoria do professor de física da UFMT, Nicolau Priante Filho, com apoio da coordenadora de Educação Ambiental do Projeto CRRA, Josita Priante. O projeto de otimização foi finalista do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social de 2005. Também foi escolhido como tecnologia social de potencial de transformação e reaplicação, durante o 2º Fórum Nacional da Rede de Tecnologias Sociais (RTS), realizado em Brasília em de abril de 2009.
O projeto CRRA é realizado pelo Instituto OROS em parceria com a Sanecap, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.