/
12 de Abril de 2011 12h00
Sanecap orienta população a fazer separação do lixo reciclável e orgânico
O aterro sanitário de Cuiabá recebe diariamente cerca de 550 toneladas de lixo. Parte desses resíduos (apenas 4%) é separado para reciclagem. Apesar de Cuiabá ainda não ter um programa de coleta seletiva, a população cuiabana pode colaborar com o aterro separando o resíduo reciclável (seco) do resíduo orgânico (úmido). A orientação é da gerente da Divisão de Saneamento Ambiental da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Ildinéya Dambros. “A nossa preocupação é com a redução da quantidade de lixo despejado no aterro sanitário, pois o pouco de resíduo que for reciclado já ajuda a poupar o meio ambiente”.
Segundo a engenheira, se cada pessoa começar a ter essa atitude em casa será um grande avanço para Cuiabá. Ela ressalta que apesar de o lixo ser recolhido pelo caminhão e não ter a coleta seletiva, quando chega ao aterro sanitário, a eficiência da triagem será bem maior.
“Quando o lixo chega ao aterro sanitário de Cuiabá várias famílias - que integram uma cooperativa de reciclagem - estão esperando para fazer a seleção destes resíduos. Portanto, se existir essa separação prévia vai facilitar e muito o trabalho delas”, observa Ildinéya Dambros.
A engenheira explica ainda que é muito simples fazer a separação, basta ter dois lixeiros: um para o resíduo orgânico e outro para o inorgânico.
A colaboradora da Sanecap, Ana Lúcia Guimarães, do setor de Divisão de Saneamento Ambiental, diz que em sua casa ela já faz a separação do lixo há sete anos e ressalta que o trabalho é simples e pode ser feito por qualquer pessoa. “Eu aprendi a fazer esse trabalho quando fui passar férias na casa do meu filho em Florianópolis (SC). Lá essa atitude é muito comum nas residências. Gostei tanto da idéia que quando voltei para Cuiabá comecei fazer a separação em casa também”, revela Ana Lúcia, acrescentando que pretende implantar esse projeto na igreja do seu bairro, na Paróquia São Benedito, onde frequenta.
Responsabilidade socioambiental
Há vários anos a Sanecap vem desenvolvendo ações socioambietais com o objetivo de preservação dos recursos hídricos. Um bom exemplo é o ponto de coleta de papéis, pilhas e baterias usados que foi implantado no salão aberto da Companhia e que agora está sendo ampliado para os cinco postos comerciais e com abertura para a população levar o material até estes locais. Posteriormente, estes materiais serão encaminhados para Usina de Triagem e Reciclagem, do aterro sanitário de Cuiabá.
Outra ação que também visa a preservação dos recursos hídricos é o curso de sabão ecológico, que a Sanecap realiza nos bairros da capital para as comunidades carentes. O sabão é feito com o reaproveitamento do óleo de frituras, resíduo altamente poluidor de rios e córregos, e que, quando jogado no ralo da pia, entope a rede de esgoto, causando sérios prejuízos para a Companhia.