Notícias

/

28 de Setembro de 2010 08h00

Sanecap orienta população a economizar água

Rosane Brandão-Assessoria/Sanecap

O alto índice de desperdício de água na capital é uma preocupação freqüente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). Neste período crítico em que não ocorrem chuvas, o problema se agrava ainda mais, pois grande parte da população tenta amenizar o calor e a poeira lavando calçadas e até mesmo molhando a rua com mangueiras. No entanto, segundo o diretor técnico da Sanecap, engenheiro Álvaro Luiz Gonçalves, essa atitude acaba prejudicando parte do abastecimento na cidade, pois enquanto alguns desperdiçam, outros ficam sem água.

De acordo com Gonçalves, 45% do total da água tratada em Cuiabá é desperdiçada. Segundo ele o desperdício também acontece por causa de vazamentos e sistemas hidráulicos ilegais, como as gambiarras e as ligações clandestinas. “Estas ligações estão entre os maiores problemas que afetam o setor de saneamento da capital. E essa atitude impensada prejudica a distribuição de água nas residências, pois elas causam vazamentos na rede prejudicando a pressão da água, que não consegue chegar até os reservatórios residenciais”, observa o engenheiro.

Para reduzir o problema do desperdiço, a Sanecap vem desenvolvendo campanhas nos bairros junto à população levando orientações e informações para que mude seus hábitos no dia-a-dia e evite o desperdício. Uma das principais ações são os cursos, oficinas, palestras e distribuição de panfletos educativos visando a sensibilização das comunidades para a questão.

A padronização de ramais e cavaletes, conforme o diretor, também está entre as ações para evitar o desperdício. Ela será feita em todas as ligações domiciliares junto com a hidrometração.

Outra iniciativa da Sanecap, que visa também reduzir o desperdício de água nas residências, é o curso básico de encanador para mulheres. Nos cursos elas aprendem a fazer pequenos consertos na parte hidráulica, como trocar uma torneira e consertar a caixa de descarga com defeito, e conhecem as peças utilizadas nesses serviços. Com esses conhecimentos é possível combater vazamentos internos.

Dicas de Economia de Água

Atitudes simples, como evitar lavar carros e calçadas com mangueiras, podem contribuir para que a água disponível dure mais tempo. Outras atitudes que podem ser tomadas é desligar a torneira e o chuveiro quando tomar banho e escovar os dentes; mudar o sistema de descarga para uma caixa acoplada, que gasta menos água; e trocar as torneiras e chuveiros com defeitos.

Só para se ter uma idéia, uma torneira gotejando chega a um desperdício de 46 litros de água por dia, ou seja, 1.380 litros por mês. Uma ducha aberta por 15 minutos gasta, em média, 135 litros. Escovar os dentes por cinco minutos com a torneira aberta significa um desperdício de 12 a 80 litros.  São necessários 216 litros de água para lavar um carro.