Notícias

/

28 de Março de 2011 15h30

Sanecap moderniza bancada de aferição de hidrômetros

Rosane Brandão/Sanecap

 

 

Com o objetivo de oferecer maior precisão e reduzir o tempo de aferição de cada série de hidrômetros, a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) modernizou o sistema desse serviço, implantando nova bancada na oficina de hidrometria. Os testes deste novo sistema começaram a ser feitos nesta segunda-feira (28-03), juntamente com treinamento para os técnicos e engenheiros que trabalham na área.

 

O treinamento foi realizado pelo engenheiro mecânico Carlos Eduardo Gonçalves, da empresa LAO Indústria de Medidores, responsável pelo fornecimento dos hidrômetros à Sanecap.

 

Conforme Carlos Eduardo, as bancadas de aferição têm por finalidade testar a qualidade dos hidrômetros. “Com a aferição é possível verificar se os hidrômetros estão de acordo com a portaria 246 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que dita normas de medição dos equipamentos”, explicou.

 

Outra situação em que também pode ser utilizada a bancada de aferição, segundo o engenheiro, é quando o consumidor solicita vistoria do seu medidor para checar se não há problema na leitura. “Neste caso será para atender reclamações de consumidores, que suspeitam de falhas no medidor, com isso a bancada vai dizer qual é o problema”.

 

Esta nova bancada tem capacidade para aferir de 3 a 10 metros cúbicos de água por hora, num total de 10 hidrômetros (de pequena vazão) por vez. 

A nova bancada possui controle de vazão por meio de rotâmetro (regulador de vazão), o fechamento eletrônico (sistema composto por bóia de mercúrio que aciona uma válvula solenóide quando o nível do reservatório inferior atingir 0,5 metros e bloqueio quando o mesmo atingir 0,75metros), dispositivos que vão melhorar a precisão dos testes que poderão chegar até 100%.

 

Segundo o gerente da Divisão de operações Comerciais, Hildebrando Araújo de França, a Sanecap já trabalha com quatro bancadas, sendo que duas para pequenos consumidores, que aferem de 1,5 a 3 metros cúbicos de água por hora. Juntas, elas possuem capacidade para 40 aferições diárias. As outras duas bancadas realizam aferição de hidrômetros de grande vazão, ou seja, dos medidores de grandes consumidores (condomínios, hospitais, órgãos públicos), sendo que uma tem capacidade para aferição de 20 metros cúbicos. Já a outra bancada possui capacidade para aferição de 50 metros cúbicos.

 

Os hidrômetros instalados pela Sanecap são aprovados pelo Inmetro e instalados na tubulação de alimentação de cada unidade habitacional, sendo capazes de medir toda a água fornecida por esta tubulação.