/
18 de Fevereiro de 2011 14h27
Sanecap ministra oficina de sabão ecológico para comunidade do Altos da Serra
A equipe da Assessoria de Lideranças Comunitárias (ASLC) da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) realizou na última quinta-feira (17-02) a oficina de sabão ecológico para a comunidade do bairro Altos da Serra. O sabão, que é feito com o reaproveitamento do óleo de frituras, é uma alternativa ecologicamente correta encontrada pela Sanecap para evitar a poluição de rios, córregos e problemas na rede de esgoto.
Antes de iniciar a oficina, o coordenador da ASLC, João Lira, proferiu uma mini palestra sobre os serviços prestados pela Sanecap e sobre questões voltadas ao meio ambiente. “A Sanecap é uma empresa que não se preocupa somente em tratar e distribuir a água para a população, mas se preocupa também em promover ações socioambientais, por isso fazemos parceria com as associações de bairros e levamos alternativas para preservação do meio ambiente”.
João Lira ressaltou que a Sanecap realiza a oficina do sabão em todos os bairros de Cuiabá há mais de três anos, e que pretende continuar por muito tempo ainda, sempre buscando sensibilizar a população da importância de reaproveitar o óleo de fritura para evitar poluição dos recursos hídricos e, principalmente, evitar que entupa as redes de esgoto. “Esse trabalho é tão importante, que após percorrer todos os bairros de Cuiabá, pretendemos levar para os municípios do interior”.
A técnica da Sanecap Maria das Graças dos Santos, que ministrou a oficina, destacou que tanto a Sanecap quanto a comunidade se beneficiam com a realização deste trabalho. “A comunidade pode ter uma nova fonte de renda e não vai mais desperdiçar o óleo. Já a Sanecap se beneficia porque este resíduo não é jogado no meio ambiente, indo parar na rede de esgoto, onde gruda aos resíduos e forma uma crosta que impede a passagem da água, causando transtornos para a Companhia”.
O presidente da Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab), Valter Arruda, prestigiou a oficina e disse que aprova a iniciativa porque além de contribuir para a preservação do meio ambiente é uma ação que ajuda a gerar renda para famílias carentes, melhorando a qualidade de vida de todos. “A dona de casa gasta aproximadamente R$16 para fazer em média
Dona Iracema Barbosa Moreira é funcionária do Centro de Saúde do bairro Altos da Serra e fez questão de participar da oficina porque queria aprender uma alternativa para reaproveitar o óleo usado em casa. “É a primeira vez que vejo uma ação dessa importância aqui em nosso bairro. Achei muito positiva, pois além de não precisar mais comprar sabão vou dar um destino ecologicamente correto ao óleo que uso, o qual antes era jogado no ralo da pia”.