Notícias

/

18 de Janeiro de 2011 14h54

Sanecap instala grades de proteção nas bombas de captação da ETA Tijucal

Rosane Brandão-Assessoria/Sanecap

O grande número de resíduos que escoam pelos rios Coxipó e Cuiabá tem prejudicado o sistema de abastecimento de água de Cuiabá, uma vez que estes entulhos se prendem nas bombas de captação de água bruta. Uma alternativa encontrada pela Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) para resolver o problema foi instalar grades de proteção nos bombeadores, que vão proteger o equipamento, evitando que a captação seja paralisada.

Nesta terça-feira, às 16h, a Sanecap vai instalar um gradil na entrada da captação de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA) Tijucal, evitando que os entulhos atinjam os bombeadores.

No último final de semana, devido às fortes chuvas que caíram na região da capital, a Sanecap teve que parar o sistema de captação de água bruta da ETA Tijucal por algumas horas, porque entulhos, como galhos de árvores, sacolas plásticas e garrafas, entraram no bombeador. Os entulhos foram retirados por mergulhadores da Companhia.

Segundo o diretor técnico, Jacírio Maia Roque, a alternativa de colocar o gradil vai ajudar a ETA Tijucal a funcionar com sua capacidade máxima, que apesar de ter um sistema altamente moderno, possui a parte da captação antiga, com mais de 40 anos, o que favorece esse tipo de problemas.

 

Mais informações:
3645 9708