/
27 de Dezembro de 2010 08h00
Sanecap inicia trabalho de rastreamento nos bairros para detectar problemas de abastecimento
Com o intuito de melhorar o abastecimento de água nos bairros de Cuiabá, a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) está iniciando um trabalho de rastreamento para detectar onde o problema é mais crítico e tentar resolvê-lo de forma mais rápida. Inicialmente o trabalho será feito nos bairros Altos da Serra I e II, Doutor Fábio Leite I e II e Altos da Glória e contará com o apoio da própria comunidade, que deverá passar as informações para a Sanecap, por meio da Assessoria de Lideranças Comunitárias (ASLC).
Na última quinta-feira (23-12) o coordenador ASLC, João Lira, esteve nos bairros para um primeiro contato com a comunidade e solicitar a colaboração de todos. “O presidente da Sanecap determinou que seja feito um trabalho nos bairros com o acompanhamento da própria comunidade, que deverá identificar onde são os locais que estão faltando água, se existem e onde estão os vazamentos de água e de esgoto, e, ainda, nos ajudar a encontrar as gambiarras, que prejudicam seriamente o abastecimento”, informou Lira.
Uma das primeiras ações, segundo João Lira, é montar uma comissão com lideranças dos cinco bairros para ajudar nos trabalhos. “Será um trabalho voluntário e eles serão os colaboradores do saneamento de Cuiabá. O papel da comissão será identificar onde existem os problemas mais críticos e repassar imediatamente estas informações para a Sanecap”, explicou João Lira.
Segundo João Lira a comissão será formada por cinco pessoas em cada bairro, sendo que o líder será o presidente do bairro. “As lideranças comunitárias têm mais acesso aos problemas dos bairros, pois convivem diariamente com os moradores e conhecem a realidade do seu bairro, por isso vão saber identificar com certa agilidade onde são os pontos mais críticos. Dessa forma será mais fácil ajudar a população e em troca ela também nos ajudará”.
Depois de formada, a comissão vai se reunir com o presidente da Sanecap para discutirem os direcionamentos dos trabalhos. Segundo João Lira a intenção é que a comissão esteja formada ainda na próxima semana.
O presidente da Associação de Moradores do bairro Altos da Serra II, Olício Bernardo Faustino (popular Paulista), disse que vai colaborar com a Sanecap, pois acredita que combatendo o desperdício vai ajudar a reduzir o problema da falta de água na cidade. “Esse problema é sério e deve ser encarado de frente. Aqui em nosso bairro o maior problema é o desperdício. “Precisamos fazer um trabalho sério de conscientização aqui no bairro para conseguirmos reduzir esse problema, além disso é importante descobrir onde estão os vazamentos e acabar com eles de vez”.
Conforme o presidente do bairro Altos da Serra I, Moacir Padilha, um dos maiores problemas que atinge o seu bairro é o desperdício de água por falta de conscientização dos próprios moradores. “O desperdício hoje aqui em nosso bairro chega a 80%. Mas em grande parte são de residências que não possuem hidrômetro e por isso o consumidor não tem a preocupação
Dona Sônia Ferreira Silva é comerciante na rua Governador Valadares do bairro Doutor Fábio I e segundo ela para que o consumidor deixe de desperdiçar água é preciso ‘sentir no bolso’. “É importante que toda residência tenha o hidrômetro para ser controlado o gasto, pois dessa forma o consumidor vai pagar por aquilo que consumiu e se desperdiçar vai pagar por isso também. O controle dos gastos acaba forçando o consumidor a se conscientizar e usar somente o necessário”.
João Lira ressaltou que um dos problemas que é muito lembrado pelos moradores é a falta de água nos bairros, no entanto a responsabilidade não é totalmente da Sanecap, mas em parte dos próprios moradores que constroem as famosas gambiarras e prejudicam o abastecimento regular de todo o restante do bairro, principalmente das residências que ficam na parte alta e sofrem com a pressão da água.
João Lira percorreu os bairros acompanhado da colaboradora da Sanecap Maria das Graças dos Santos e do líder comunitário do bairro Doutor Fábio I Benedito Souza Brasil. A equipe esteve também reunida com os presidentes dos bairros Doutor Fábio I, Manoel Brito, e Doutor Fábio II, Milton Mendes.