Notícias

/

10 de Dezembro de 2010 16h35

Sanecap faz reunião com lideranças dos bairros Boa Esperança e Recanto dos Pássaros

Rosane Brandão-Assessoria/Sanecap

O diretor técnico da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Jacírio Maia Roque, se reuniu nesta sexta-feira (10-12), com lideranças comunitárias dos bairros Recanto dos Pássaros e Boa Esperança. Os moradores tiraram dúvidas sobre o processo de abastecimento de água naqueles bairros, que tiveram o sistema prejudicado nos últimos dias devido às chuvas fortes que causaram aumento na turbidez da água.

O diretor explicou que com as fortes chuvas que estão ocorrendo em Cuiabá o abastecimento da ETA Tijucal ficou prejudicado, pois a turbidez da água aumentou violentamente, além disso, a quantidade de lixo no rio também influenciou na captação e tratamento. “Ontem (09-12) mesmo tivemos que parar a captação da ETA Tijucal porque um galho de árvore entrou na adutora e se prendeu nas bombas prejudicando o sistema. Por causa disso tivemos que paralisar o sistema por algumas horas”.

O diretor técnico explicou que apesar da ETA Tijucal possuir um sistema altamente moderno, a parte da captação é antiga, com mais de 40 anos, o que favorece esse tipo de problema. “Como a variação da turbidez fica muito alta é preciso regular a ETA”.

Jacírio Maia explicou que devido a esse problema a ETA Tijucal está trabalhando com dois terços da sua capacidade. Mas a Sanecap já está tomando as devidas providências para impedir que esse tipo de problema volte a acontecer. “Estamos melhorando o sistema de floculação e vamos colocar grades de proteção nas bombas de captação para impedir a entrada de sujeira no sistema, para evitar prejuízos. A previsão é que até meados de janeiro a ETA Tijucal esteja funcionando com sua capacidade máxima”, informou Maia.

No entanto, segundo o diretor, esta é uma ação emergencial, pois a Sanecap já está buscando recursos para resolver de vez o problema de abastecimento de água na capital. “Nossa intenção é chegar ao próximo período de seca com esses problemas solucionados”.

Outro problema citado pelos moradores foi em relação ao abastecimento das casas que ficam na parte alta do bairro e têm dificuldades em receber água. Para resolver este problema, o diretor garantiu que a Sanecap vai mudar o sistema de manobras, ou seja, vai aumentar o tempo de abastecimento nos locais onde acontece isto. “Se o intervalo de abastecimento nesses bairros é de 10 horas vamos aumentar para 15 horas, até que todas as residências sejam abastecidas, o que não podemos é permitir que alguém fique sem água”, ressaltou Maia.