/
08 de Julho de 2010 16h00
Sanecap faz campanha de prevenção de acidentes em escola do Altos da Serra
A Equipe da Assessoria de Lideranças Comunitárias (ASLC) da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) realizou ontem (07-07) na Escola Municipal de Educação Básica Celina Fialho Bezerra, no bairro Altos da Serra, campanha de prevenção de acidentes. Os 530 alunos matriculados na escola receberam orientações sobre os perigos que as obras podem causar para as crianças que brincam próximas a estes locais.
O diretor técnico da Sanecap, Álvaro Luiz Gonçalves, explica que a Companhia executa obras de extensão de rede naquele bairro e mesmo com várias sinalizações as crianças ainda costumam se aproximar dos locais de risco. “O trabalho é de conscientização. A equipe da ASLC faz as orientações aos alunos que, posteriormente, levam as informações aos pais”, explicou.
As campanhas, segundo o diretor são periódicas e realizadas nas escolas de bairros onde a Sanecap executa obras. As funcionárias da Sanecap Maria das Graças dos Santos e Maria de Lourdes Campos Caxeiro passaram as informações para as crianças de forma didática, numa linguagem que elas conseguiram entender. “É importante que vocês não se aproximem das obras onde há valetas porque isso é perigoso e elas podem se machucar”, orienta Maria das Graças, acrescentando, que o local onde estão as máquinas é de risco, pois a terra fica fofa e pode ceder, causando acidentes.A equipe entregou um bilhete com um comunicado sobre as obras para os alunos entregarem aos pais. “É importante que vocês cumpram essas recomendações direitinho, e passem as informações para o papai e a mamãe”, recomendou Maria de Lourdes.Maria das Graças ressaltou que neste período em que as crianças estão entrando em recesso escolar, grande parte delas ficará nas ruas brincando e, como são muito curiosos, acabam se aproximando dos locais das obras. “Como diz o ditado,todo o cuidado é pouco, por isso estamos fazendo a campanha para prevenir”.
A professora do 1º ano, Roseli Valentim, mora na rua Amazonas, próximo ao local onde a Sanecap mantém uma equipe trabalhando. Ela relata que já presenciou algumas crianças perto das obras. “Quando elas escutam o barulho das máquinas correm para chegar perto e é aí que está o perigo, porque são inocentes e não têm noção do risco que correm, por isso é importante que recebam orientações sobre o assunto”.
Para o diretor da escola, Loredil Fernandes Bispo, o trabalho da Sanecap é de fundamental importância, pois prevenir ainda é o melhor procedimento. “O nosso bairro é de origem grileira, que quase não teve contato com obras de infraestrutura, por isso nossas crianças nunca presenciaram máquinas trabalhando, o que para elas é novidade. Quando vêm as máquinas ficam curiosos para saber como funciona”.
Segundo o diretor, a escola vai dar continuidade ao trabalho da Sanecap, conjuntamente com outras atividades escolares. “Um bairro como esse, que tem muita criança é fundamental que elas recebam orientações, para que não ocorram incidentes, principalmente, no período de férias”.