Notícias

/

12 de Abril de 2011 14h58

Sanecap executa projetos técnicos para melhorar o abastecimento na capital

Neila Barreto/Sanecap

 

 

A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) está elaborando projetos técnicos visando à melhoria no sistema de abastecimento de água da capital, informou o diretor técnico Jacírio Maia Roque. “São pequenas obras que irão amenizar a situação do abastecimento de água em Cuiabá”.

 

Entre as melhorias operacionais estão o projeto de construção de uma adutora no Belvedere, que vai ser interligada a outra, no bairro Carumbé. Do Carumbé sairão três linhas de distribuição para atender toda essa região, entre elas, a do Shopping Pantanal, Centro Político Administrativo, CPA I, II e III, mencionou Maia Roque. “Com isso, teoricamente teremos uma sobra de água. Assim, toda a região que é abastecida pela ETA II vai ter um fôlego, o que aumenta as opções de abastecimento. O valor desse projeto é de R$ 14.674.000,00, porém necessitamos de aporte financeiro”.

Essa é uma das primeiras providências, junto com o fechamento de anéis de ligação que custam mais R$7.200,00. “Essas duas ações farão com que a seca seja sentida de forma mais amena. Não vai resolver o problema de água em Cuiabá, no entanto, ameniza a situação. “Essas obras de anéis nós já fizemos, no Osmar Cabral, no Serra Dourada, que foram necessárias devido à expansão da ocupação desordenada e sem infra-instrutora”, ponderou Maia Roque.

Os anéis servem para criar outra interligação na rede de água já existente, fornecendo mais pressão na água para que possa atender e equilibrar o sistema de abastecimento. A água ainda vai ser mandada de forma intermitente (dia sim, dia não), mas ao menos com essa regularidade, concluiu Maia Roque.