/
22 de Setembro de 2010 15h45
Sanecap encontra gambiarra na rede de água em rua do bairro Jardim Florianópolis
Uma chapa de ferro (limitador de vazão) foi encontrada por técnicos da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) dentro da rede de água que abastece a rua 21 do setor 9 do bairro Jardim Florianópolis, região Norte de Cuiabá. A gambiarra, que não foi identificada o seu autor, foi feita para impedir a passagem de água para o restante da rua.
Conforme informações do gerente de setor de Manutenção de Rede de Água da Sanecap, engenheiro Gilson Walmik, a investigação teve início depois que uma consumidora, que também mora na rua 21 do mesmo bairro, entrou com uma ação judicial contra a Companhia porque não recebia água em sua residência. Segundo informações da própria moradora, a água chegava ate a casa de seu vizinho, mas da dela em diante ninguém recebia o líquido.
“Como sabíamos que a maioria das casas recebia água regularmente, começamos a imaginar que o problema poderia ser na rede, em um determinado ponto. Então a nossa equipe de manutenção abriu a rede com uma retroescavadeira e encontrou o objeto dentro do tubo”, explicou Walmik.
Segundo o engenheiro, que acompanhou todo o procedimento, a pessoa que executou o trabalho fez com intenção de prejudicar os outros moradores e, consequentemente, a própria Sanecap. “É difícil identificar quem foi o autor desse ato, porque com certeza a chapa tinha sido colocada havia muito tempo, provavelmente antes da rua ser asfaltada. O indivíduo abriu a rede e colocou o limitador, impedindo a passagem da água, e depois concretou tudo, o que dificultou a Sanecap identificar o problema de imediato”.
As gambiarras, segundo Walmik, são freqüentes em Cuiabá, e a Sanecap encontra este tipo de problema quase todos os dias. “São atitudes que algumas pessoas tomam sem pensar que podem prejudicar o próprio vizinho. Essas gambiarras demonstram como o sistema de rede de água é vulnerável e as pessoas fazem o que querem”, observou o engenheiro.