Notícias

/

10 de Dezembro de 2010 14h00

Sanecap, comunidade e Polícia se unem em prol da segurança da Lagoa Encantada

Neila Barreto-Assessoria/Sanecap

Inaugurada em 30 de setembro de 2009, a Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto) da Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (Sanecap), localizada no bairro CPA III, na capital, receberá na segunda quinzena de dezembro deste ano, uma base comunitária móvel (veículo tipo VAN, adaptado com computador, data show e policiais, que ajudará na segurança da Lagoa e da comunidade). “Só estamos esperando as ordens do secretário de segurança pública”, informou o Ten.cel. Gley Alves de Almeida Castro, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, da região norte de Cuiabá, a ser instalada na Lagoa Encantada.

A implantação da base de policiamento para a Lagoa foi reivindicada pela professora Eliana Rondon Lima (ex-presidente da Sanecap) e a comunidade, desde 02 de outubro de 2009, quando recebeu, na lagoa, a Capitã Rosalina Gomes de Pinho, em companhia do engenheiro Frederico Carlos Soares Campos, atual diretor financeiro da Sanecap, para as primeiras conversas.

Na oportunidade, Rosalina de Pinho colocou à disposição do parque Lagoa Encantada dois policiais ciclísticos para o policiamento nas pistas de caminhada da Lagoa, de segunda a domingo, no horário das 6h às 19h. Participaram da reunião, à época, Rosalina Gomes de Pinho (capitã), Eliana Rondon (Sanecap), Frederico Campos (Sanecap), Wânia Borges (Sanecap) e Montalvão (ex-Regional Norte, da Prefeitura de Cuiabá).

Quando tomou posse em (28-04) deste ano, no comando do 3º batalhão da Policia Militar do bairro CPA III, nesta capital, o Coronel Gley Alves de Almeida Castro recebeu novas solicitações da Sanecap e da comunidade. Na oportunidade, informou que “com parcerias com outras instituições, aproximação de policiais com lideranças comunitárias, troca de informações e outros projetos, a comunidade ficará fortalecida”.

“As pessoas têm que sentir segurança e, para isso, contamos com a credibilidade da Policia Militar de Mato Grosso, informou Eliana Rondon.” Este lugar servirá para recuperar pessoas”. “Vamos fazer um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a promotoria do Meio Ambiente com o objetivo de integrar pessoas e, ainda, agregar os novos projetos da polícia Militar”, concluiu Eliana Rondon (diretora técnica do projeto CRRA – Centro de Referência do Reuso da Água).

A Polícia Militar desenvolve diversos projetos cidadãos, como o “Projeto Viver Camarada”, que estimula o fortalecimento de laços entre vizinhos. Faz a segurança preventiva de 190 bairros com 240 mil habitantes, entre eles, a região do CPA.

CRRA - projeto realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
Informações: www.crra.com.br – 3025 6210 e 9288-7720, com a professora Neli Assunção Silva.