Notícias

/

13 de Agosto de 2010 12h00

Sanecap caminha para a implantação da qualidade de vida na companhia

Neila Barreto/Marlene Silveira

“O serviço médico implantado na Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) demonstra o cuidado que a empresa tem com seus colaboradores. Nosso trabalho é auxiliar as pessoas na gestão integrada de qualidade de vida, por meio do desenvolvimento do potencial humano. A companhia precisa se olhar, com o objetivo de melhorar as condições físicas e psíquicas do colaborador. Isso é bom para a Sanecap e para os serviços que presta para a comunidade”, informou o médico do trabalho Carlos Alberto Coutinho, responsável pela área de medicina e segurança do trabalho da companhia.

“Agora, com uma psicóloga disponível na área, vamos acelerar a implantação do projeto, olhar para dentro da Sanecap, estabelecendo controles gerenciais, tanto no atendimento médico do dia-a-dia, como também, na segurança, na medicina do trabalho e no assessoramento dos colaboradores e familiares, implantando o atendimento psicológico diferenciado e, ao mesmo tempo, aproximando colaboradores, família e empresa”. “Aqui, nós temos muitos problemas, precisamos melhorar o perfil dos trabalhadores, em relação à seleção de pessoal, treinamentos, conflitos familiares, atendimentos, entre outros, que prejudicam a capacidade laboral deles. O projeto vai ser importante nesse sentido”, informou Coutinho.

Além do tratamento de diversas patologias no dia-a-dia, prevenção de acidentes no trabalho, a área orienta os colaboradores na prevenção de doenças, elaborando palestras, fazendo campanhas de vacinação e estende esses atendimentos aos familiares. “Estamos caminhando para a implantação da qualidade de vida na Sanecap”, opinou Coutinho.

O posto médico da Sanecap atende de segunda à sexta feira, a partir das 7:30h. A equipe interdisciplinar é formada por profissionais da área de saúde (médico do trabalho, enfermeira, assistente social, técnica de segurança do trabalho e uma psicóloga), os quais pretendem atuar na promoção de hábitos e estilo de vida saudáveis com ações focadas no desenvolvimento físico, emocional, social, intelectual e profissional, ponderou Cilbene Rocha, diretora administrativa da Sanecap.

O médico do trabalho atende aos empregados as segundas-feiras pela manhã, e terças e quintas feiras, no período vespertino, a partir de 13.30h.

História

A proteção à saúde do trabalhador fundamenta-se, constitucionalmente, na tutela “da vida com dignidade”, e tem como objetivo primordial a redução do risco de doença, como exemplifica o art. 7º, inciso XXII, e também o art. 200, inciso VIII, que protege o meio ambiente do trabalho, além do art. 193, que determina que “a ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais”.