Notícias

/

03 de Fevereiro de 2011 09h00

Sanecap apresenta projeto de remodelação de ramais e cavaletes ao movimento comunitário

Neila Barreto/Sanecap

“Nós já fizemos essa apresentação na União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb)”. Agora vamos apresentar a vocês da região Norte, o projeto de remodelação de ramal e cavalete nas ligações de água que tem enfoque direto na melhoria do abastecimento de água da sua região. Esse projeto, que vem sendo operacionalizado pela Sanecap – Companhia de Saneamento da Capital, “implica ainda na hidrometração das residências e um acréscimo na arrecadação da companhia”, explicou o presidente da empresa, Antônio Carlos Ventura Ribeiro, hoje (02/02), às 09h, no centro de convivência, no bairro carumbé, na capital.

O projeto visa a padronização e hidrometração das ligações de 31 bairros, num total de 20.338 ligações de água, o que vai beneficiar uma população de 78 mil habitantes e serão investidos R$ 15 milhões com recursos próprios da Sanecap. Paralelo à padronização serão feitas também as extensões de rede, corrigindo falhas na distribuição, como vazamentos, gambiarras e acrescentando redes onde não tem. “A implantação do projeto vai atingir as duas regiões Norte e Sul de Cuiabá onde a situação do abastecimento é mais problemática, principalmente em questões de ligações irregulares”, ressaltou Ventura.

Segundo a Sanecap, existem hoje em Cuiabá aproximadamente 45 mil ligações sem hidrometração. Este índice representa para a companhia uma perda de 50% no faturamento. A Sanecap distribui por mês na região Sul um total de 881.280 metros cúbicos de água e 540 mil na região Norte, o que é suficiente para abastecer toda a população das duas regiões. No entanto, nessas regiões a perda de água é muito grande. Na região Sul, por exemplo, o índice de perda chega aos 80%, já na região Norte é de 75%. “Isto representa uma perda de R$ 600 mil por mês no faturamento da companhia”, completou o presidente. Para mudar esse número será implantado esse projeto e essas regiões terão equipes regulares para fazerem as vistorias e fiscalizações. “Vamos colocar o poder público, onde for necessário”, observou Ventura.

A padronização será feita de acordo com as normas estabelecidas pela Sanecap, que determina que sejam usadas peças e conexões resistentes às intempéries e que dificultem ao máximo a violação e o furto. Acompanhado do projeto de padronização, a Sanecap também vai fazer um trabalho de conscientização com a população, para que faça o uso correto da água, sem desperdício.

“A gente vê a água que vem da ETA Tijucal jorrando nas gambiarras. Lá é gambiarra em cima de gambiarra que vai direto para muitas chácaras ao redor do bairro. Dessa forma, quem não tiver conscientização sobre o uso correto da água, não vai adiantar o senhor por a água lá. Que coisa é essa presidente! onde as pessoas entram na rede e retiram água. Precisamos acabar com isso. Eu estou aqui para lhe apoiar e a sua equipe de trabalho”, disse Olício B. Faustino, presidente do bairro Altos da Serra II, aos presentes.

“Às vezes fui mal compreendido na Sanecap. Agora vejo sangue novo na companhia. Eu acredito que agora as coisas vão melhorar. Em relação ao pagamento das contas de água, sempre orientamos para que cada um faça a sua parte”, ponderou Leonel Mesquita, presidente da associação dos moradores do bairro 1º de Março, na capital.

A presidente do bairro Jardim Umuarama, senhora Jacy Liney Praxedes solicitou que a Sanecap vá até os bairros para fazer a negociação de débitos com os moradores. “Ai se os moradores não comparecer, a Sanecap deve tomar as providências cabíveis para o assunto”, concluiu.

Participaram da reunião dos diretores da Sanecap, Éverson Serra (Comercial), Jacírio Maia (Técnico), Joaquim Andrade (gerente de recuperação de perdas), João Lira (gerente lideranças comunitárias) e os presidentes dos bairros: Altos da Serra I e II, Altos da Glória, Jardim Aroeiras, Residencial Doutor Fábio I e II, Jardim Brasil, João Bosco Pinheiro, Nova Conquista, Ouro fino, Primeiro de Março, Três Barras, Umuarama I e II, São Sebastião, Pascoal Ramos, Nova Esperança I, II, III, Industriário I e II, Pedra 90, Manduri, Novo Milênio, Osmar Cabral, São João Del Rey, Jardim Fortaleza, Jardim Santa Laura, Sonho Meu, Loteamento São Paulo, Império do Sol.