/
12 de Abril de 2011 09h00
Sanecap ampliará pontos de reciclagem de papel
A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) implantará pontos de coleta voluntária de papéis nos cinco postos comerciais da companhia. Agora, a população poderá levar o material até estes locais e posteriormente será encaminhado para Usina de Triagem e Reciclagem, localizada no aterro sanitário.
A iniciativa começou em fevereiro deste ano, por meio da Divisão de Saneamento Ambiental da Sanecap que disponibilizou inicialmente um ponto de coleta de papéis, pilhas e baterias usados que continua disponível no salão aberto da própria empresa, no bairro Carumbé.
Desde então já foram coletados, em média, 250 quilos de toneladas de papel. Atualmente já existem postos de recebimento de papéis na sede da companhia e na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tijucal e ETA General Austregésilo Homem de Mello, localizada na Avenida Presidente Marques.
A gerente da Divisão Ambiental, engenheira Ildisnéya Dambros, informa que a Sanecap recebeu demandas da própria população cuiabana que agora terá opções para depositar os papéis usados a serem destinados para triagem. “O objetivo era reaproveitar somente o papel produzido pela empresa. Agora vamos disponibilizar estes pontos de coleta também para a comunidade”, explicou. Ainda segundo ela, o procedimento ajudará a diminuir o grande volume de resíduos sólidos que tem como destino final o aterro sanitário.
Números
Para a fabricação de uma tonelada de papel, a partir de papel usado, o consumo de água é menor que o usual e de energia é cerca da metade. São economizados 2,5 barris de petróleo, 98 mil litros de água e 2.500 kw/h de energia elétrica para cada uma tonelada de papel reciclado.
Com a conscientização ambiental, para a redução da quantidade de lixo despejado em aterros e lixões a céu aberto, os sistemas de reciclagem evoluíram. As campanhas de coleta seletiva se multiplicaram e aumentou a ação dos catadores nas ruas, que têm no papel usado uma fonte de sustento.
As ações de consciência ambiental fazem parte da história do saneamento, desde a antiga Sanemat (Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso) e de seus servidores com o nome de Educação Sanitária, hoje Educação Ambiental.
Mais informações
ligue 3645-9784