/
14 de Fevereiro de 2011 09h22
Sanecap alerta: período chuvoso agrava entupimentos na rede de esgoto
Comuns durante todo o ano, os entupimentos na rede de esgoto pioram no período chuvoso. E a má utilização das instalações sanitárias por parte da própria população é a principal causa. É o que aponta o diretor técnico da Companhia de Saneamento da Capital - Sanecap, Jacírio Maia Roque, que avalia que cerca de 90% dos entupimentos atendidos pela Sanecap são causados pela presença de material não biodegradável na rede de esgoto.
Absorventes, camisinhas, tampas de garrafa e até calcinhas são encontrados com freqüência nos pontos entupidos. Sendo levados pela rede, eles podem causar grandes problemas. Se estiverem emperrados em um local de difícil acesso, pode ser necessário até mesmo quebrar o piso para fazer o reparo. Isso significa mais gastos e mais trabalho. Para Maia, o problema é a mania que as pessoas têm de jogar lixo no vaso sanitário.
No período chuvoso, a água da chuva se infiltra na rede, aumentando a vazão. Com o lixo, a situação piora. Além de contaminar o ambiente, pode causar transbordamentos. “A rede foi feita para suportar somente água”, explica o diretor.
Outro problema é o grande número de ligações de esgoto nas galerias de água pluvial, o que acaba provocando entupimento e favorecendo as inundações. Para Maia, o ideal é que os moradores de bairros atendidos por rede de esgoto liguem sua residência à rede, medida que é, inclusive, obrigatória por lei. “A população precisa se educar para evitar os entupimentos”, comentou ele.
Veja abaixo algumas dicas
- Não jogue na rede de esgoto: embalagens de produtos de limpeza e de higiene, cigarros, cotonetes, fraldas, tampinhas, absorventes, preservativos, embalagens vazias;
- Tome cuidado com a pia. Não jogue restos de comida, pó de café e outros materiais dentro do ralo.
- Limpe a caixa de gordura domiciliar a cada 30 dias.
- Nunca direcione a água das chuvas para a rede coletora de esgoto ou vice-versa.