/
17 de Dezembro de 2010 09h04
Sanecap alerta a população para a escassez da água no planeta
O problema da escassez da água no planeta é uma questão que vem sendo tema, cada vez mais freqüente, de discussões entre pesquisadores e estudiosos da área ambiental. O desperdício de água, segundo os estudiosos do assunto, é um dos fatores responsáveis por agravar este problema, que trará consequências graves para a população no futuro.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil o desperdício de água tratada chega a 70%. Já em Cuiabá, esse índice é de quase 60%, sendo que a maior parte acontece por causa de vazamentos de sistemas hidráulicos internos e externos.
Preocupada com a situação, a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) desenvolve nas comunidades ações voltadas para a consciência ambiental, como cursos, palestras e distribuição de panfletos educativos que chamam a atenção da população para a importância de preservação dos recursos hídricos.
O curso básico de encanador para mulheres é uma das iniciativas que fazem parte das campanhas da Sanecap para combater o desperdício de água nas residências. Nesses cursos as mulheres aprendem a fazer pequenos consertos na parte hidráulica, o que ajuda a combater vazamentos internos.
Outra alternativa encontrada pela Sanecap para reduzir o desperdício de água é a proposta de ações de reuso da água nas instalações domésticas, como, por exemplo, o reaproveitamento da água da lavagem de roupa para alimentação da descarga do vaso sanitário. O sistema, que pode gerar economia na conta de água de até 30%, está em fase de implantação e será instalado em 40 residências localizadas no entorno da Lagoa Encantada no CPA III.
Trata-se de uma iniciativa que faz parte do projeto Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA), realizada pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
A Sanecap lembra que a adoção de medidas simples de economia dentro de casa pode amenizar o problema do desperdício e, consequentemente, reduzir a conta de água, como, por exemplo, lavar o carro com água no balde e não com mangueira, que gasta até
Para regar as plantas deve-se utilizar a água da chuva ou da lavagem de roupa sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia; ao escovar os dentes ou fazer a barba deve-se fechar a torneira; evitar tomar banhos demorados e fechar o chuveiro ao ensaboar-se é outra recomendação; manter a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada, e não usar o vaso como lixeira ou cinzeiro, além de consertar todos os vazamentos hidráulicos da residência, são medidas que ajudam na economia.
Lembrete
Uuma torneira gotejando desperdiça