Notícias

/

17 de Dezembro de 2010 09h04

Sanecap alerta a população para a escassez da água no planeta

Rosane Brandão-Assessoria/Sanecap

O problema da escassez da água no planeta é uma questão que vem sendo tema, cada vez mais freqüente, de discussões entre pesquisadores e estudiosos da área ambiental. O desperdício de água, segundo os estudiosos do assunto, é um dos fatores responsáveis por agravar este problema, que trará consequências graves para a população no futuro. 

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil o desperdício de água tratada chega a 70%. Já em Cuiabá, esse índice é de quase 60%, sendo que a maior parte acontece por causa de vazamentos de sistemas hidráulicos internos e externos.

Preocupada com a situação, a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) desenvolve nas comunidades ações voltadas para a consciência ambiental, como cursos, palestras e distribuição de panfletos educativos que chamam a atenção da população para a importância de preservação dos recursos hídricos.

O curso básico de encanador para mulheres é uma das iniciativas que fazem parte das campanhas da Sanecap para combater o desperdício de água nas residências. Nesses cursos as mulheres aprendem a fazer pequenos consertos na parte hidráulica, o que ajuda a combater vazamentos internos.

Outra alternativa encontrada pela Sanecap para reduzir o desperdício de água é a proposta de ações de reuso da água nas instalações domésticas, como, por exemplo, o reaproveitamento da água da lavagem de roupa para alimentação da descarga do vaso sanitário. O sistema, que pode gerar economia na conta de água de até 30%, está em fase de implantação e será instalado em 40 residências localizadas no entorno da Lagoa Encantada no CPA III.

Trata-se de uma iniciativa que faz parte do projeto Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA), realizada pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

A Sanecap lembra que a adoção de medidas simples de economia dentro de casa pode amenizar o problema do desperdício e, consequentemente, reduzir a conta de água, como, por exemplo, lavar o carro com água no balde e não com mangueira, que gasta até
560 litros de água em 30 minutos; na lavagem da calçada não se deve utilizar a mangueira como se fosse vassoura, e sim uma vassoura de verdade e depois jogar a água com um balde (assim é possível economizar até 250 litros de água).

Para regar as plantas deve-se utilizar a água da chuva ou da lavagem de roupa sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia; ao escovar os dentes ou fazer a barba deve-se fechar a torneira; evitar tomar banhos demorados e fechar o chuveiro ao ensaboar-se é outra recomendação; manter a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada, e não usar o vaso como lixeira ou cinzeiro, além de consertar todos os vazamentos hidráulicos da residência, são medidas que ajudam na economia.

Lembrete

Uuma torneira gotejando desperdiça 46 litros de água num período de 24 horas, a mesma quantidade que um ser humano necessita para suprir suas necessidades básicas diárias. O aparentemente desprezível fiozinho de água escorrendo na torneira é responsável pela perda de 2.068 litros em 24 horas.