Educação / Superação
06 de Julho de 2016 15h40
Sala de recursos multifuncionais contribui para a educação inclusiva na rede municipal
Mais uma escola da rede municipal de Cuiabá passou a contar com sala de recursos multifuncionais para atender alunos com deficiência. A escola é a Maria Eunice Duarte Barros, do bairro Santa Izabel, que atende cerca de 500 alunos, sendo oito deles com deficiência.
Conforme explica a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, a sala de recurso multifuncional é um espaço equipado com computador, notebook e impressora, brinquedos, mobiliários e materiais didático e pedagógico para o atendimento educacional especializado a alunos da educação especial. Nessas salas os alunos participam de atividades que os ajudam a superar as dificuldades pedagógicas, principalmente com a escrita e com a leitura.
“A criança com deficiência, seja ela qual for, precisa ser inclusa e o trabalho desenvolvido nessas salas é muito importante para contribuir com a inclusão do aluno, garantindo de fato a melhoria do ensino-aprendizado”, observa a secretária.
Atualmente a rede municipal de Cuiabá atende 968 alunos inclusos, matriculados nas 160 unidades educacionais (creches, escolas e centros municipais de educação infantil). Dessas unidades, pelo menos 57 contam com salas de recursos multifuncionais. Para atender alguns desses alunos, que precisam de acompanhamento individualizado, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza também 700 cuidadores de alunos deficientes (CAD).
Desde 2013 a escola Maria Eunice dispõe de um espaço para atender alunos inclusos, no entanto a sala de recurso multifuncional foi adaptada para atender as normas da educação especial exigidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Para a diretora da escola, Maria da Penha Arruda, o trabalho com os alunos nas salas multifuncionais contribui para a melhoria do aprendizado, principalmente porque o atendimento é individualizado. “Sonhamos muito com essa sala toda equipada e adaptada para atender os nossos alunos e hoje estamos concretizando esse sonho”.
A professora que atende os alunos inclusos, Lia Mara dos Santos, informa que a escola Maria Eunice atende alunos com autismo, síndrome de Down, paralisia cerebral, transtorno de ansiedade generalizada, microcefalia e atraso do desenvolvimento neuropsicomotor. “O atendimento a esses alunos é feito no contraturno escolar, com aulas duas vezes por semana, em dias alternados. Esse trabalho tem dado resultados positivos, garantidno o desenvolvimento cognitivo da criança”, destaca a professora.
A estudante de pedagogia Ana Paula Nascimento de Souza, mãe do aluno Gustavo Nascimento Franciquete, 5 anos, garante que o filho teve melhoras consideráveis depois que passou a receber o atendimento especializado. “Ele se desenvolveu muito depois que veio para a escola, hoje ele já reconhece o alfabeto e os números e, como ele é bastante agitado, ajudou a melhorar o seu comportamento também”.
A operadora de caixa, Angelina Souza Almeida, mãe de um menino de 4 anos, conta que o filho é autista e por conta disso é muito individualista, mas na escola ele aprendeu a conviver e a se entrosar com outras crianças. “Estou muito feliz com o resultado. Ele passou a reconhecer as cores, brinquedos e identificar todas as letras”, disse a mãe.