/
16 de Maio de 2011 14h55
Sabão ecológico e palestra sobre encanamento atraem público feminino
A receita de sabão ecológico feito a partir da reciclagem do óleo de cozinha distribuída no sábado (14.05) durante o evento Ação Global, no bairro Parque Cuiabá, atraiu e conquistou vários adeptos, principalmente do público feminino.
Segundo o gerente da Associação de Lideranças Comunitárias, João Lira, a alternativa tem como objetivos “preservar a natureza, gerar receita para famílias carentes, economizar nos gastos com limpeza e evitar danos para as redes de esgoto e tubulações com o despejo do produto in natura”, menciona.
A esteticista, Cristiana Oliveira disse que antes não sabia qual destino correto dar ao óleo vegetal usado na alimentação diária. “Eu jogava o produto no ralo. Não tinha ideia que isso também cai no esgoto, no rio e prejudica o meio ambiente”, pontua.
Para a nutricionista aposentada, Odília Souza Nascimento, moradora do Alvorada, o sabão caseiro incrementará a renda da comunidade. “Vou sugerir ao presidente do bairro que façamos a oficina de sabão ecológico da Sanecap. Além de gerar um ganho a mais no final do mês, deixaremos de gastar com a compra do produto industrializado”, avalia.
Cerca de 300 unidades do sabão caseiro ecológico foi distribuída para os participantes no evento.
Oficina
Orientações sobre como as mulheres podem fazer pequenos reparos nos encanamentos das residências foram repassadas pela Sanecap na Ação Global, durante oficina que abordou o tema. O objetivo da capacitação é evitar os vazamentos internos e o desperdício de água.
A moradora do bairro Osmar Cabral, Maria José da Silva considera as informações importantes para que as mulheres tenham autonomia na execução de pequenos consertos hidráulicos. “Moro em uma kitnet e sempre verifico as torneiras e canos. Pretendo usar tudo que aprendi e repassar o conhecimento para os vizinhos”.