Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Vítimas de Violência

04 de Abril de 2014 17h36

Reviv é reinaugurado e equipe será formada para atender mulheres

EUZIANY TEODORO

Emanuelle Rigoni

Arquivo

O prefeito em exercício Rogério Gallo reinaugurou hoje (04) o Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência, o Reviv, no bairro Morada do Ouro. No local também funciona o Centro de referência especializado da Assistência Social da Região Norte.

Em obras desde dezembro, o prédio também passou por repintura, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, ampliação de espaços e reformas de salas e banheiros.

O Reviv, responsável por fazer o atendimento de mulheres vítimas de violência e encaminhá-las à rede de assistência social e saúde de Cuiabá, estava desativado, no entanto, o CREAS Norte, que está funcionando no prédio da unidade, estava realizando este atendimento.

A coordenadora do Centro Especializado, Rosana Aguiar, explica que o trabalho de atendimento às mulheres nunca foi suspenso. “Aqui temos uma equipe completa para fazer esse atendimento, além do que já fazemos normalmente, como atendimento de crianças vítimas de abusos e violência e problemas em família”, disse.

No entanto, não apenas o prédio do Reviv foi revitalizado. A Prefeitura de Cuiabá realizará processo seletivo para montar uma equipe multidisciplinar e reativar o Centro.

“Ainda no primeiro semestre desse ano daremos início ao processo seletivo e o Reviv estará atuando novamente. Já fazemos este trabalho, mas ter uma equipe apenas para isso é essencial para o sucesso do tratamento”, explicou o secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Junior.

De acordo com o prefeito Rogério Gallo, o objetivo da Prefeitura de Cuiabá é completar o atendimento oferecido judicialmente às mulheres vítimas de violência.

“A Lei Maria da Penha, por exemplo, realiza o combate, mas não é o suficiente. Espaços como este também cumprem um papel preventivo, trabalhando com as famílias. Funciona como uma referência para mulheres que estão sendo ameaçadas, além das que já foram agredidas. Daqui elas saem já com um encaminhamento para resolver sua situação”, afirmou.

 

O Reviv está localizado no bairro Morada do Ouro, Avenida 01, S/N. O atendimento é feito das 8h às 17h.