/
14 de Julho de 2010 09h00
Reuso da água é alternativa viável no combate à escassez
Até poucas décadas atrás a água potável era vista como um bem abundante e interminável. No entanto, este conceito foi mudado ao longo dos últimos anos; segundo especialistas e ambientalistas, devido à contaminação e ao desperdício, a escassez da água potável no mundo não está longe de acontecer.
A Companhia de Saneamento da Capital - Sanecap entende que o assunto é sério e deve ser tratado com urgência. Para tanto, vem fazendo, regularmente, trabalhos de conscientização e sensibilização para o uso racional e reuso da água e preservação dos recursos hídricos. O trabalho é realizado nas comunidades e, ainda, no Memorial da Água e Lagoa Encantada, onde alunos de escolas de todo o Estado assistem palestras voltadas para o tema.
Outra ação bastante importante realizada pela Sanecap, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é o projeto “Reuso da água de lavagem de roupas”, que está sendo implantado em residências da região do CPA, no entorno da Lagoa Encantada. Trata-se de um sistema que funciona com um dispositivo eletrônico instalado na lavadora de roupa para alimentação da descarga do vaso sanitário.
Este dispositivo foi desenvolvido pelo curso de Física da UFMT, sob a coordenação do professor Nicolau Priante Filho, que aproveitou uma idéia da sua esposa, filósofa Josita Priante, ex-funcionária da Sanecap. Este projeto será realizado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A Sanecap entende que o esgoto tratado também pode ser reutilizado como forma de contribuir para a sustentabilidade dos recursos hídricos. Por isso, está instalando na Lagoa Encantada um sistema de reaproveitamento da água de esgoto para piscicultura e irrigação de viveiros. O trabalho será desenvolvido em parceria com o departamento de Engenharia Sanitária da UFMT.
Dicas para reuso
Uma boa opção de reuso da água é a da lavagem de roupa. Esta água pode ser utilizada para lavar calçadas, irrigação de plantas, lavagem de ruas e pátios e, até mesmo, para descargas de vasos sanitários. Outra opção bastante viável é usar a água da chuva, que pode ser coletada em reservatórios fechados, para vários fins.