Governo / Porto Cuiabá
03 de Dezembro de 2014 10h21
Reuniões públicas enriquecem projeto Porto Cuiabá, diz Mauro Mendes
Moradores da região do Porto, estudantes, professores e representantes da sociedade civil e de instituições públicas participaram de oficina técnica realizada pela Prefeitura de Cuiabá, durante a qual puderam apresentar suas contribuições ao projeto Porto Cuiabá. A oficina aconteceu na noite desta terça-feira (02), no Museu do Rio.
Após conhecer os detalhes do projeto, todas as pessoas presentes tiveram a oportunidade de fazer questionamentos, críticas e sugestões.
“O projeto Porto Cuiabá já foi apresentado à população em outras reuniões públicas e essa é mais uma oportunidade de ouvirmos o que as pessoas têm a dizer. Embora o projeto inicial tenha sido elaborado por membros da equipe técnica de projetos da prefeitura, muitas contribuições apresentadas posteriormente já foram incluídas e permanecemos abertos para colher outras que possam enriquecê-lo”, declarou o prefeito Mauro Mendes.
Edson Araújo Jabur, morador do Porto há mais de 30 anos, parabenizou a Prefeitura de Cuiabá pelo projeto e pela iniciativa de promover a revitalização da região e perguntou como será feito contato com as pessoas que possuem imóveis no local.
A arquiteta Marcella Carbonieri, uma das responsáveis pela elaboração do projeto, explicou que as conversas estão sendo feitas pela Procuradoria-Geral do Município e que em breve todos serão procurados.
Olandir Rondon Júnior, que nasceu e passou toda a sua infância no Porto, também afirmou estar feliz com a iniciativa da prefeitura. “Vivi boa parte da minha vida aqui e estou muito satisfeito com o projeto proposto pela prefeitura. Essa região merece ser revitalizada”, disse.
O promotor de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística, Carlos Eduardo Silva, destacou a importância da oficina técnica. “O Ministério Público fica muito satisfeito com essa iniciativa. Tenho certeza de que essa reunião foi fundamental para que o projeto que a prefeitura está encabeçando seja factível e traga bem-estar à população como um todo”, afirmou.
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Cláudio Miranda, afirmou que a revitalização do Porto deverá garantir a manutenção da história da cidade.
“A cidade virou as costas para o rio Cuiabá há muitos anos e esse projeto tem a capacidade de resgatá-lo para a cidade. Por se tratar de um projeto a ser realizado em um local com tamanha riqueza histórica e ambiental, é importante que ele seja discutido com a população, afinal, seus anseios devem ser atendidos”, declarou.
Representando a Secretaria de Estado de Cultura, o historiador João Carlos Vicente Ferreira também participou da oficina e destacou a importância do projeto Porto Cuiabá para a valorização do patrimônio histórico.
“Parabéns ao prefeito Mauro Mendes e a toda a sua equipe pelos trabalhos realizados. Esse projeto com certeza vai atrair a sociedade cuiabana para a beira do rio”, ressaltou.
O projeto - Orçado em R$ 28 milhões, o projeto Porto Cuiabá prevê a requalificação urbana da região mais antiga da cidade, promovendo a valorização do patrimônio histórico e cultural.
A extensão total do empreendimento é de 1.350 metros e contempla a construção de amplos espaços de lazer, entretenimento, esportes e gastronomia integrados ao meio ambiente. No local, também será construída uma estação de lazer e centros de produção artística e cultural.
Um novo aquário municipal com 2.368 metros quadrados será construído com tecnologia de ponta e nele estarão representadas espécies de três bacias hidrográficas.
Estacionamentos com 912 vagas garantirão tranquilidade a todos que permanecerem no local.
Obras – As obras do Porto Cuiabá já estão avançando. Atualmente está em construção o “gabião”, estrutura feita em pedras que irá garantir o avanço do calçadão. A conclusão está prevista para dezembro de 2015.