Notícias

/

21 de Setembro de 2023 17h01

Resumo Cras

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um importante equipamento para o acesso aos direitos socioassistenciais, promovendo o acolhimento, a convivência e a socialização de famílias e indivíduos que se encontram em situações de vulnerabilidade e risco social, garantindo assim, a potencialização e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Na capital, as unidades de Cras são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Conforme pactuado pela Política de Assistência Social, o número de famílias referenciadas aos Centros de Referência de Assistência Social-Cras é de 5 mil famílias e a capacidade atendimento é de 1000 famílias ano.

Atualmente, estão instaladas no município de Cuiabá 4 (quatorze) unidades de CRAS, localizados e/ou agrupados por área de abrangência. Sendo elas; Cras Dom Aquino, Cras Tijucal, Cras Novo Colorado, Cras Getulio Vargas, Cras Pedregal, Cras Pedra 90, Cras Jardim Araçá, Cras Osmar Cabral, Cras Praieiro, Cras CPA, Cras Drº Fábio, Cras Jardim União, Cras Planalto, Cras Nova Esperança.

Os tipos de serviços ofertados são: atendimentos individuais e coletivos, acompanhamento familiar (PAIF), encaminhamentos, atendimento no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, visitas domiciliares, atendimento Cadastro Único- CadÚnico. Cada Cras realiza em média 300 atendimentos/mês.

Na Política Municipal de Assistência Social em Cuiabá, as famílias e/ou indivíduos são atendidas e/ou acompanhadas nos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial.

A inserção das famílias e indivíduos ocorrem através do atendimento e/ou acompanhamento em ambas proteções. Observando as especificidades de cada uma, é realizada acolhida, escuta, estudo socioeconômico, acompanhamento dos indivíduos e/ou famílias, desenvolvimento do convívio familiar e comunitário e a construção de plano individual e/ou familiar de atendimento com orientação sociofamiliar, bem como atendimentos não continuados, tais como orientação diversas e encaminhamentos para a rede de serviços locais, articulação interinstitucional com outras políticas públicas e com o Sistema de Garantia de Direitos - SGD, entre outras ações complementares das políticas transversais.

A Proteção Social Básica (PSB) tem caráter preventivo, tendo como objetivo prevenir situação de risco através do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Age nas vulnerabilidades associadas aos ciclos de vida (infância, adolescência, juventude e idosos), às deficiências e às fragilidades de convivência ou socialização.

Os serviços da PSB são ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e as famílias são atendidas e/ou acompanhadas nos CRAS através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, integram ainda os serviços da PSB, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas e

Compõem também a PSB os Benefícios Eventuais, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Programa Bolsa Família (PSB), o Programa Criança Feliz (PCF), Programa Acessuas Trabalho, Programa Siminina, entre outros ofertados em âmbito municipal.

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) possui caráter protetivo, preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, é realizado em grupos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Cras Novo Colorado:

São mais de 5000 famílias referenciadas, sendo a unidade considerada de grande porte.

A unidade foi totalmente reformada e entregue pela gestão Emanuel Pinheiro em agosto de 2020;

Os serviços ofertados na unidade são o PAIF, quinzenalmente, o SCFV , três vezes na semana e o programa municipal Siminina diariamente.

Atendimento pela Equipe Técnica composta por psicólogo e assistente social para acolhida, orientação, inserção em acompanhamento e encaminhamento para a rede intersetorial.

Lembrando que o CadÚnico do Governo Federal é a porta de entrada para acessar os benefícios;

A área de abrangência do Cras Novo Colorado é de 19 bairros, sendo: Altos Da Boa Vista; Araés; Bandeira; Despraiado; Jardim Mariana; Distrito Sucuri; Quilombo; Residencial Tropical Ville; Jardim Novo Colorado; Ribeirão do Lipa; Ribeirão da Ponte; Parque Amperco; Santa Rosa; Santa Rosa II; Residencial Sucuri; Morada do Sol; Machado; Santa Helena e Novo Tempo.