Cultura, Esporte e Lazer /
29 de Dezembro de 2010 13h15
Restaurado, Museu do Rio é opção para turistas em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá entregou à população no mês passado a reforma do Museu do Rio, um dos principais pontos turísticos da cidade. A iniciativa contribui para a recuperação da memória do bairro do Porto e serve de incentivo para que cuiabanos e pessoas de outros locais conheçam o museu.
Na reforma foi feita a restauração do lugar, a estrutura física do espaço não foi modificada. O aquário municipal, única estrutura acrescentada, foi construída em 1999 nos fundos do Museu, de forma a não interferir na obra original.
Este ano, após a revitalização do local, que é um dos cartões postais de Cuiabá, a Secretaria Municipal de Cultura ocupa o espaço com eventos culturais, musicais, exposições e oficinas permanentes. Dentro do museu funciona o Restaurante Regionalíssimo, ponto turístico que pouca gente conhece.
Até 1989 o local era um mercado público, onde funcionava a Feira do Porto e o Mercado do Peixe. Recuperado pela Prefeitura Municipal de Cuiabá em 1999, ano em que se completou o centenário de sua construção, o imóvel passou a abrigar o Museu do Rio Cuiabá "Hid Alfredo Scaff". No local foi construído um aquário de oito metros de diâmetro que abriga todas as espécies de peixes da região; na mesma época a região também passou por obras de urbanização.
Opção para os turistas
Uma boa opção para qualquer época do ano é visitar o Museu do Rio
Aquário - O espaço faz parte de um complexo do museu e oferece aos interessados a oportunidade de conhecer os peixes do Pantanal. No local existe um mirante de onde se tem a vista panorâmica belíssima da cidade e do Rio Cuiabá; é ótimo para apreciar o pôr-do-sol.
O Museu do Rio de Cuiabá está localizado dentro do antigo Mercado do Peixe e às margens do rio Cuiabá, Av. Beira Rio, s/nº, Porto. O espaço fica aberto de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada franca.