/
06 de Outubro de 2011 09h45
Representantes do Comitê Olímpico Brasileiro avaliam chances de Cuiabá sediar as Olimpíadas Escolares em 2012
Representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estão em Mato Grosso onde realizam, desde terça-feira (04-10), inspeções em instalações esportivas de Cuiabá e Várzea Grande. Os visitantes avaliam se o Estado tem condições de receber as Olimpíadas Escolares 2012, “categoria A” para atletas de 15 a 17 anos.
No primeiro dia de atividade, os supervisores de Fomentos e Eventos do COB, André Mattos e Jessé Oliveira, se reuniram com servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o secretário de Esporte e Lazer de Mato Grosso, Antonio Azambuja, e representantes das Secretarias Municipais de Esportes das duas cidades.
Os membros do Comitê ressaltaram o interesse da entidade em expandir os eventos esportivos olímpicos por todo o país. Os representantes do Estado destacaram o compromisso do governador Silval Barbosa pela realização dos jogos. Ele assinou em agosto deste ano, junto ao COB, o protocolo de intenções da candidatura mato-grossense.
Após a reunião, os inspetores seguiram para a agenda de visitas. Acompanhados por técnicos da Seduc e Seel e por representantes dos dois municípios, eles inspecionaram, pela manhã, o ginásio Aecim Tocantins, o Centro de Event os do Pantanal e o ginásio do bairro Quilombo.
No período da tarde, os locais visitados foram as quadras poliesportivas das Universidade de Várzea Grande (Univag) e de Cuiabá (Unic), o Hospital Metropolitano, os ginásios das Escolas Couto Magalhães e Adalgisa de Barros e do Fiotão, SESC Porto, SESC Arsenal e o ginásio do Colégio São Gonçalo. Durante as visitas, eles registravam em planilhas as medidas de comprimento, largura e altura das quadras, além de fotografarem os pontos que precisam passar por melhorias.
De acordo com André Mattos, a partir da análise dos espaços eles irão elaborar um parecer que será utilizado pelo COB para a escolha da sede. “Nossa função é verificar se as duas cidades possuem condições de realizar as Olimpíadas”, disse.
A programação da visita ao Estado termina nesta quinta-feira (06-10) pela manhã. Entre os locais inspecionados estão: ginásios da Universidade Federal de Mato Grosso (UMFT), Liceu Cuiabano, Verdinho, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), entre outros. À noite haverá encontro com representantes do setor hoteleiro do Estado e com as Secretarias de Turismo e Indústria e Comércio.
Chances
Para o técnico da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, Rosberg Martins, que integra o comitê local de vistoria, Cuiabá e Várzea Grande têm grandes chances de serem escolhidas como sede. “Estivemos recentemente em João Pessoa, durante as Olimpíadas 2011, categoria B, e com base na estrutura que vimos lá, posso afirmar que estamos bem”, disse Rosberg.
A capital e a cidade industrial concorrem com Natal (RN) e Poços de Caldas (MG) pelo direito a receberem os jogos. Os inspetores já visitaram as cidades mineira e potiguar. A escolha da sede será anunciada no final de outubro.