Notícias

Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / RESPEITO

02 de Março de 2022 15h01

Renda Solidária II: Catadores de recicláveis destacam sensibilidade da gestão Emanuel Pinheiro

EMILY MAGALHÃES

Gustavo Duarte

Arquivo

Mais de 370 trabalhadores da coleta seletiva que estão desenvolvendo atividades no Aterro Sanitário do município de Cuiabá e trabalhadores de transporte de carga de tração animal, são contemplados com o benefício emergencial e temporário do programa ‘Renda Solidária II: Cuidando da Gente’, no valor de R$ 500. O programa é uma continuidade das ações criadas e implementadas pela gestão Emanuel Pinheiro visando auxiliar a população em situação de vulnerabilidade social durante o período pandêmico. No total, serão efetuados três pagamentos, ao longo de três meses, somando R$ 1,5 mil a cada trabalhador. A primeira parcela foi quitada no mês de fevereiro. 

Dentre as beneficiadas está Lucimara Souza, de 53 anos, que é mãe de cinco filhos e trabalha como catadora de materiais recicláveis há mais de 12 anos. Ela tem a atividade como principal fonte de renda da sua família. “Essa é uma grande ajuda que estamos recebendo, passamos muitas dificuldades aqui no lixão, são muitas pessoas e na maioria das vezes passamos aperto. É muito bom receber essa ajuda, eu já passei fome e agradeço demais a quem está nos ajudando, que Deus abençoe, porque faz muita diferença em nossas casas. Sou mãe solteira e de cinco filhos, sei como é passar dificuldade. Mas agora não, porque temos esses anjos que nos ajudam”, disse a trabalhadora.

Outra contemplada pelo programa foi Daniela Santos, de 26 anos, que também trabalha como catadora de materiais recicláveis e acabou de ter um bebê. “No momento estou afastada porque tive um bebê recentemente. Esse benefício veio em uma boa hora pois eu estava passando por uma fase muito difícil, gestação complicada e passei por algumas dificuldades em casa, já que meu esposo está desempregado no momento. Graças a Deus, só tenho a agradecer por essa gestão que tem olhado por nós e as necessidades dos trabalhadores aqui do Aterro Sanitário”, agradeceu.

Em 2020, o primeiro Renda Solidária foi responsável por beneficiar 1.687 trabalhadores das categorias dos feirantes, ambulantes, transporte escolar, carroceiros e catadores de recicláveis. O programa emergencial e temporário é coordenado, desenvolvido e monitorado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

O levantamento foi feito pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e a Associação dos Trabalhadores de Carga com Tração Animal. Essas pessoas já estão devidamente cadastradas e preenchem os requisitos essenciais para recebimento.  O recebimento do auxílio emergencial está limitado a um membro da mesma unidade familiar.

“Desde o início da pandemia do coronavírus, o município não poupou esforços para garantir assistência às famílias que em razão da maior crise sanitária do país estão enfrentando sérias dificuldades. Por isso que a nossa gestão resolveu replicar a iniciativa que rendeu resultados positivos na primeira edição onde mais de 1,6 mil pessoas foram beneficiadas. Mais uma vez cumprimos o papel para qual fomos eleitos, que é o de ajudar aqueles que mais precisam do poder público”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.