Notícias

/

14 de Janeiro de 2011 13h45

Remodelação de ramal e cavaletes ajudará a reduzir perdas de água em Cuiabá

Rosane Brandão-Assessoria/Sanecap

Segundo dados da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) existem hoje em Cuiabá aproximadamente 45 mil ligações sem hidrometração. Este índice representa para a Sanecap uma perda de 50% no faturamento. No entanto, para mudar essa realidade será implantado o projeto de ‘Remodelação de Ramal e Cavalete nas Ligações de Água em Bairros das regiões Leste e Norte’. Para a execução do serviço serão investidos R$ 13,7 milhões com recursos próprios da Sanecap.

O lançamento do projeto foi anunciado na manhã desta sexta-feira (14-01) pelo prefeito de Cuiabá Francisco Galindo e toda a diretoria da Sanecap.

Conforme informou o presidente da Sanecap, Antônio Carlos Ventura, o projeto visa a padronização e hidrometração das ligações de 31 bairros, num total de 20.338 ligações de água, o que vai beneficiar uma população de 78 mil habitantes. Paralelo à padronização serão feitas também as extensões de rede, corrigindo falhas na distribuição, como vazamentos, gambiarras e acrescentando redes onde ainda não existem.

“A implantação do projeto vai atingir as regiões Norte e Sul, as duas regiões de Cuiabá em que a situação do abastecimento é mais problemática, principalmente em questões de ligações irregulares”,  ressaltou Ventura.

Segundo Ventura, a Sanecap distribui por mês na região Leste o total de
881.280 metros cúbicos de água e 540 mil na região Norte, o que é suficiente para abastecer toda a população das duas regiões. No entanto, nessas regiões a perda de água é muito grande. Na região Leste, por exemplo, o índice de perda chega aos 80%, já na região Norte é de 75%. “O que representam juntas uma perda de R$ 600 mil por mês no faturamento da Companhia”, completou o presidente.

A padronização será feita de acordo com as normas estabelecidas pela Sanecap, que determina que sejam usadas peças e conexões resistentes às intempéries e que dificultem ao máximo a violação e o furto.

Segundo informou Ventura, o edital de lançamento do projeto será no dia 31 de janeiro e a licitação em 15 de fevereiro. A expectativa é iniciar as obras no dia 1º de março e concluí-la em dezembro.

Acompanhado do projeto de padronização, a Sanecap também vai fazer um trabalho de conscientização com a população, para que faça o uso correto da água, sem desperdício.

Os bairros beneficiados são: Altos da Serra I e II, Altos da Glória, Jardim Aroeiras, Residencial Doutor Fábio I e II, Jardim Brasil, João Bosco Pinheiro, Nova Conquista, Ouro fino, Primeiro de Março, Três Barras, Umuarama I e II, São Sebastião, Pascoal Ramos, Nova Esperança I, II, III, Industriário I e II, Pedra 90, Manduri, Novo Milênio, Osmar Cabral, São João Del Rey, Jardim Fortaleza, Jardim Santa Laura, Sonho Meu, Loteamento São Paulo, Império do Sol.