Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / REVITALIZAÇÃO
28 de Junho de 2018 14h53
Remoção do concreto no canteiro central da Av. Mato Grosso deve ser finalizado na próxima semana
A Prefeitura de Cuiabá segue avançando com a obra de revitalização da Avenida Mato Grosso. Iniciado em maio deste ano com a retirada do antigo relógio situado no entroncamento com a Avenida Ten. Cel. Duarte, o trabalho caminha de forma célere e deve ter a primeira etapa finalizada já no fim da próxima semana. Neste momento, funcionários do município atuam no local, com o auxílio de uma retroescavadeira e um caminhão, realizando o serviço de remoção de todo concreto do canteiro central.
Conforme o cronograma de execução do projeto, a previsão é de que, findando a fase inicial, uma equipe com um número maior de operários dê seguimento na intervenção com a atividade de edificação de todo meio-fio e, posteriormente, entrando com os serviços de jardinagem e paisagismo. No local, a Prefeitura também fará a instalação de um novo relógio totem de 15 metros de altura e 6,20 de largura, para a contagem do tricentenário da Capital mato-grossense. Também será melhorada toda a iluminação, com a instalação de lâmpadas de LED.
“A etapa de jardinagem e paisagismo será executada utilizando mão de obra da própria administração municipal. Nesse primeiro momento, começamos com uma equipe reduzida, já que é uma fase que não exige um contingente grande. No entanto, finalizando essa parte de retirada do concreto, o número de trabalhadores será reforçado e a obra começará a ganhar forma. Vamos substituir a atual estrutura por grama e árvores adultas de Ipês. Estamos realizando um processo de modernização que garantirá um grande embelezamento da via, que é uma das mais movimentadas da nossa cidade”, comenta o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
Coordenado pela Secretaria Municipal Extraordinária dos 300 Anos, contando com a parceria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a obra faz parte do pacote de ações de melhorias que o Executivo cuiabano tem efetuado no Centro Histórico e em todo seu entorno. No total, são aproximadamente R$ 700 mil sendo investidos no procedimento de reestruturação da Avenida Mato Grosso. Todo o recurso para construção do relógio e revitalização do canteiro, bem como para manutenção durante os próximos três anos, será aplicado pela empresa vencedora do Chamamento Público, realizado pela Sec 300.
“Estamos construindo parcerias que têm nos possibilitado investir nessas melhorias, sem gerar nenhum custo para os cofres do município. É dessa forma que o relógio dos 300 anos será construído e a Avenida Mato Grosso toda revitalizada. O monumento contará com duas telas de LED, que servirão tanto para a contagem dos 300 anos, quanto para a transmissão de campanhas de interesse público e exploração publicitária por parte do setor privado. A nossa previsão é de que, até o fim de julho, todo esse trabalho seja finalizado”, explica o secretário extraordinário, Júnior Leite.
Outras ações
A intervenção na Mato Grosso é um prosseguimento das ações que já vêm sendo executadas pela Prefeitura na região central, no intuito de melhorar a infraestrutura da região e, consequentemente, colaborar no fomento do comércio e no desenvolvimento econômico de Cuiabá. Dentre as medidas desenvolvidas, estão as revitalizações das praças Alencastro, Popular, Senhor dos Passos, Ipiranga e da Mandioca, bem como a entrega da moderna e inovadora Estação Alencastro e a revitalização dos tradicionais calçadões históricos e também de todo canteiro central da Avenida Ten. Cel. Duarte.
Outra medida iniciada pelo Executivo cuiabano foi a execução do trabalho de recapeamento de cerca de 50 vias, entre ruas, avenidas e travessas da área central. Ao todo, são R$ 5.181.650,00 sendo aplicados na realização de mais de 13 quilômetros de recuperação asfáltica, contemplando vias como a Avenida Isaac Póvoas, Getúlio Vargas, Ten. Cel. Duarte, 13 de junho, Presidente Marques, Pedro Celestino, Comandante Costa, Joaquim Murtinho, Cândido Mariano e Presidente Afonso Pena.