Notícias

Controladoria / MATERIAL IMPRESSO

06 de Agosto de 2024 10h00

Relatório Anual 2023 da Ouvidoria Geral do Município é entregue ao Ministério Público

ELIANA BESS

Davi Valle

Arquivo

A Ouvidoria Geral do Município finalizou o relatório anual de 2023 sobre o trabalho realizado com dados estatísticos das demandas recebidas, atendidas e encaminhadas. O produto final, além de acessível no Portal Transparência da Prefeitura de Cuiabá, está sendo entregue em formato impresso para órgãos públicos e Câmara Municipal de Cuiabá, e claro, o prefeito Emanuel Pinheiro também receberá uma cópia impressa. Na segunda-feira (5), o relatório anual de 2023 foi entregue ao Ministério Público Estadual (MPE), para o secretário-geral Adriano Augusto Streicher de Souza, conforme designado pelo procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior.

O relatório anual é feito todos os anos e disponibilizado no Portal Transparência, mas este ano, sob gestão do atual ouvidor, está sendo entregue em mãos aos órgãos competentes para conhecimento. Trata-se de um relatório sobre como foi a estatística e o trabalho da Ouvidoria Geral do Município de Cuiabá, que já opera com as ouvidorias setoriais em todas as secretarias do executivo municipal. “Tivemos um crescimento nas demandas e também uma melhoria bastante significativa nas respostas dadas aos munícipes e com maior agilidade, fazendo um trabalho humanizado e mais próximo ao munícipe, como o prefeito Emanuel Pinheiro sempre defendeu e executa na sua gestão”, destacou o ouvidor-geral do Município, Jessé Oliveira França.

A receptividade é boa junto aos órgãos, tendo em vista que a Ouvidoria geralmente é acionada pela Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado (TCE) para ajustamento de alguns pontos sempre que necessário, como em casos de notificação sobre cirurgias de emergências, por meio da MP e TCE.

“O prefeito sempre pede para que estejamos próximos do munícipe, são eles que precisam muito de auxílio e a Ouvidoria está presente executando esse trabalho. O relatório anual demonstra um pouco das ações. Lógico, está disponibilizado no Portal Transparência, mas a gente fez questão de entregar em mãos. Estão todos os dados estatísticos, todos os atendimentos. Pela primeira vez, desde que foi implantada a Ouvidoria agora tem cem por cento das ouvidorias setoriais e isso facilita a resposta ao munícipe. A gente aciona as ouvidorias setoriais e elas tem um prazo para responder a Ouvidoria Geral’, explicou Jessé França.

O secretário-geral do MP, Adriano Augusto achou interessante o relatório impresso. “É legal para fazer os encaminhamentos certos, tudo o que entra aqui no MP sou eu que despacho e isso é proveitoso e eu gosto de me inteirar dessas coisas, ainda mais Ouvidoria, eu estava despachando processos exatamente da nossa Ouvidoria aqui, é uma coisa que a gente tem que estar sempre atento e ligado aquelas reclamações que chegam para nós. E a Ouvidoria é um importantíssimo canal nosso, do Ministério Público, como vocês na Prefeitura, então é extremamente válida a divulgação dos trabalhos, para cada vez mais divulgar a forma do atendimento pela Ouvidoria, isso eu acho muito importante para a população. Vocês têm a Ouvidoria Itinerante e isso é muito legal, acesso por QR Code também muito bom”, pontuou o secretário-geral durante uma rápida olhada no material.

Na oportunidade Jessé França falou que há projetos e planejamentos bons visando o andamento do trabalho executado e espera que a próxima gestão dê continuidade com o mesmo respaldo que o prefeito Emanuel Pinheiro deu para a Ouvidoria.

“Com certeza. Eu sou fã demais das Ouvidorias, a gente consegue com o trabalho das Ouvidorias difundir mais, quer seja nós do MP ou vocês no âmbito do município, é uma parceria, ninguém faz nada sozinho e a Ouvidoria trás muito resultado”, explicou o secretario-geral, Adriano Augusto.

Nos próximos dias a entrega será oficializada a Câmara Municipal de Cuiabá, Tribunal de Contas do Estado e ao prefeito Emanuel Pinheiro.